Home Futebol Brasileirão: delegado pede vídeo para analisar caso de racismo em Athletico x São Paulo

Brasileirão: delegado pede vídeo para analisar caso de racismo em Athletico x São Paulo

Racismo entrou novamente na pauta do futebol brasileiro devido á acusações envolvendo a torcida do Athletico contra o São Paulo

Por Fabrício Carvalho em 01/08/2022 10:43 - Atualizado há 3 anos

Reprodução

O delegado Luiz Carlos Oliveira confirmou para veículos de imprensa nas últimas horas que já pediu vídeos para averiguar as acusações de racismo durante do jogo Athletico Paranaense x São Paulo, válido pela 20ª rodada do Brasileirão Série A.

Logo após o término da partida, imagens surgiram nas redes sociais mostrando alguns vídeos de possíveis ataques racistas da torcida do Athletico Paranaense em direção ao setor visitante.

Em um desses vídeos que circulam nas redes sociais, uma mulher parece estar fazendo gestos de macaco para a torcida do São Paulo. No mesmo vídeo, um homem aparece gritando em direção à arquibancada visitante, possivelmente apoiando o gesto anterior.

Na mesma filmagem, uma jovem que está atrás da primeira mulher surge repetindo os mesmos gestos, aumentando ainda mais as suspeitas de um ataque racista em mais um jogo do Brasileirão.

Mais tarde, o São Paulo divulgou uma nota oficial repudiando as imagens que surgiram nas redes sociais, afirmando que profissionais do clube também foram “vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco”.

O delegado Luiz Carlos Oliveira é responsável pela Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos. Ainda não há previsão para o término das análises, mas o Furacão pode acabar sendo punido pela CBF, devido à recorrência de acusações racistas na Arena da Baixada na atual temporada.

Na manhã desta segunda-feira (1), o Athletico Paranaense se manifestou oficialmente, colocando à disposição todas as imagens da Arena da Baixada para a apuração do caso.

Durante a última noite de domingo (31), a repórter Monique Vilella já havia antecipado que o clube abriu uma investigação interna para tentar identificar os torcedores por meio do sistema de biometria.

Veja a nota oficial do São Paulo sobre racismo, publicada após a partida pelo Brasileirão Série A

“Lamentavelmente, episódios de racismo foram presenciados neste domingo, na Arena da Baixada. Um profissional do São Paulo FC, que estava trabalhando no campo, foi vítima de ataques racistas logo em seguida ao pênalti defendido pelo goleiro Felipe Alves

Ele vem recebendo o suporte do clube e já registrou Boletim de Ocorrência. Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.”

Exit mobile version