Brasileirão: enquanto Abel e Cuca disputam “guerra fria”, Flamengo é quem mais ameaça o Palmeiras
Rubro-Negro engrenou de vez na competição e agora é o vice-líder do campeonato
Wagner Meier/Getty Images
Nos últimos dias, Abel Ferreira e Cuca viveram uma espécie de “guerra fria” na Copa Libertadores da América, quando seus respectivos clubes, Palmeiras e Atlético-MG, disputaram uma vaga na semifinal. No entanto, durante a rodada do último fim de semana do Brasileirão Série A os ânimos estavam menos exaltados.
A disputa entre Abel e Cuca repercutiu em um mal momento para os técnicos estrangeiros no Brasileirão. Dos nove que estavam em seus cargos no início da temporada, apenas quatro continuam na disputa do torneio. São eles: Abel Ferreira, do Palmeiras, Vítor Pereira, do Corinthians, Luís Castro, do Botafogo e Vojvoda, do Fortaleza.
O ponto em questão é justamente a longevidade e o sucesso de Abel no comando do Verdão, sendo o mais bem sucedido no futebol brasileiro desde a saída recente de Jorge Jesus, do Flamengo. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Atlético-MG, o técnico português explicou como conseguiu fazer com que o Galo não marcasse gols, mesmo com o Palmeiras estando com dois jogadores a menos.
De acordo com o treinador, o clube mineiro tinha “muitos jogadores fora do bloco” do Verdão e “não tinha gente por dentro para atacar a linha”, o que facilitou o trabalho do setor defensivo do Alviverde.
Cuca consegue primeira vitória no Brasileirão sob o comando do Galo e responde Abel
Após conseguir o seu primeiro triunfo desde o seu retorno ao Atlético-MG, Cuca respondeu as afirmações do treinador do Palmeiras. Em entrevista coletiva concedida à imprensa, o treinador do Galo disse:
“Quando você está vencendo, tudo que você faz é perfeito, bonito, maravilhoso. Se você sai para o vestiário e vai escutar música na hora dos pênaltis e ganha, vira moda. E se perdesse? Quando você cai seis vezes no mesmo canto e ganha, é legal. Você lembra o Muralha que caiu seis vezes e perdeu? Quando você tem dois jogadores expulsos não passa nada porque a cabeça é fria, mas não foram cabeça fria, podiam ter quebrado um jogador. Se a derrota vem para eles nesse jogo, vocês estavam cobrando as duas expulsões, as seis caídas no mesmo canto, o treinador que não ficou para os pênaltis.”
Flamengo colou de vez na disputa pelo título
Enquanto essa “guerra fria” entre Abel e Cuca segue em curso, o Flamengo, comandado por Dorival Jr, começa a aparecer no retrovisor do Palmeiras.
A goleada do Rubro-Negro diante do Athletico, por 5 a 0, mais os resultados da rodada que favoreceram o Mengão, colocaram a equipe carioca na vice-liderança do campeonato, ficando apenas nove pontos atrás do Verdão. O Time da Gávea vem de seis vitórias consecutivas, assim como o Palmeiras, e ambos se enfrentam na próxima rodada do Campeonato Brasileiro.

