Home Rugby Brasileiro de rugby CR começa no dia 15 com 11 equipes ao todo

Brasileiro de rugby CR começa no dia 15 com 11 equipes ao todo

Brasileiro começa dia 15 de agosto e vai até dia 17 no CT Paralímpico; saiba mais

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

O Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas começa na próxima segunda-feira, 15 de agosto, e terminará na quarta-feira, 17, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição, organizada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), reunirá seis equipes da 1ª Divisão Nacional, enquanto cinco times disputarão a Segunda. Serão 11 times ao todo.

PUBLICIDADE

Na divisão principal, os clubes estarão divididos em dois grupos. A chave A será formada por Santer/RJ, atual campeão do torneio, Ronins/SP e BSB/DF. Já a B terá Minas/MG, Gigantes/SP e Gladiadores/PR. Os campeões de cada grupo avançarão diretamente para as semifinais. Já os segundos e terceiros de cada chave duelarão pelas outras duas vagas. 

A Segunda Divisão será composta por Irefes/ES, MSB/SP, Adeacamp/SP, Titans/PR e Cetefe/DF. Todos jogarão contra todos em turno único. Os dois melhores farão a final e o campeão subirá para a elite do rúgbi brasileiro em CR. 

PUBLICIDADE

A realização da 14ª edição Brasileiro ocorrerá após a inédita disputa de quatro fases regionais: Sul, Sudeste, Paulista e Centro-Oeste. Essa ampliação do calendário do rúgbi paralímpico brasileiro ofereceu aos atletas mais prática em quadra. Para o presidente da ABRC, José Higino, a modalidade tem conquistado um público cada vez maior. “Além disso, estamos aumentando a quantidade de vagas de trabalho no paradesporto”, disse o dirigente. Em dezembro, o campeão brasileiro disputará a Copa dos Campeões, torneio que também contará com os vencedores das Regionais. 

O Campeonato Brasileiro ainda reunirá atletas que representarão o Brasil no Mundial de rúgbi em cadeira de rodas, em Vejle, na Dinamarca, em outubro. Esta será a primeira vez da Seleção Nacional na competição.

“Uma boa participação no Campeonato Mundial é muito importante para atingirmos um de nossos objetivos: o direito de disputar o maior evento do esporte paralímpico do planeta, os Jogos Paralímpicos de Paris 2024”, finalizou José Higino.