Home Esportes Olímpicos Brasileiros conquistam medalhas no mundial de ciclismo paralímpico

Brasileiros conquistam medalhas no mundial de ciclismo paralímpico

Brasileiros Lauro Chaman e Carlos Soares conquistam medalhas no Canadá; saiba mais

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Brasileiros Lauro Chaman e Carlos Soares conquistaram as medalhas de prata e bronze no Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico. O término do evento aconteceu no último domingo (14), em Baie-Comeau, no Canadá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Chaman, que é o atual campeão mundial, lutou para defender o título, porém sucumbiu diante do francês Kevin Le Cunff. Completou o pódio Alistar Donohoe da Austrália, na terceira colocação.

Na categoria MC1, o destaque ficou com o goiano Carlos Soares. O atleta manteve um bom desempenho no decorrer da prova e conseguiu o bronze ao completar os 70,2 km em 1h56min43s. O título ficou com o espanhol Ricardo Argiles, que anotou o tempo de 1h50min07s e a prata com o americano, Aaron Keith (1h54min45s).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de estrada contou com a participação de 37 países e cerca de 240 ciclistas de todo o mundo.

Ciclismo paralímpico: como funciona?

Paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes) competem no ciclismo adaptado. De acordo com as regras da União Internacional de Ciclismo (UCI), a modalidade é masculina e feminina e as provas podem ser em pistas ou estradas.

A estreia brasileira em Paralimpíadas ocorreu nos jogos de Barcelona em 1992, com a participação de Rivaldo Gonçalves Martins. O atleta também foi o primeiro ciclista do país a ser campeão mundial em 1994, na Bélgica. O primeiro medalhista olímpico brasileiro foi Lauro Chaman, que faturou o bronze e a prata na Rio 2016. 

PUBLICIDADE

Os atletas podem competir em quatro tipos de bike, de acordo com a deficiência: convencional, triciclo, tandem e handbike.

PUBLICIDADE
Better Collective