Home Futebol CBF encerra boatos e confirma realização da Copa Verde em 2022

CBF encerra boatos e confirma realização da Copa Verde em 2022

Calendário e integrantes da edição 2022 da competição regional ainda serão oficializados pela entidade máxima do futebol brasileiro

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, na noite desta terça-feira (23), que a edição 2022 da Copa Verde será mesmo disputada no final do corrente ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Havia a expectativa de que o torneio regional fosse realizado apenas no começo de 2023, uma vez que a Copa do Mundo reduziu o calendário disponível para o futebol brasileiro.

No entanto, a entidade rechaçou qualquer possibilidade. O anúncio ocorre depois do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reunir com representantes de clubes e federações de futebol estaduais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na semana passada, o presidente do Paysandu, Maurício Ettinger, confirmou, em entrevista coletiva, que tinha viagem marcada para o Rio de Janeiro e que iria até a CBF para fazer uma espécie de “visita de cortesia”.

Junto de Ettinger, esteve o novo presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) e ex-presidente do clube alviceleste, Ricardo Gluck Paul.

Apesar do anúncio, Copa Verde ainda tem indefinições

Se por um lado a CBF confirmou que o torneio vai de fato ocorrer, por outro, a entidade reconheceu que ainda vai elaborar o formato de disputa e o calendário do torneio.

Criada em 2014, a Copa Verde é marcada por ser um torneio de caráter eliminatório. Não há fase de grupos ou pontos corridos. É mata-mata do começo ao fim.

“Competição chega à sua nona edição ainda nesta temporada; detalhes de formato de disputa e datas serão divulgados em breve pela entidade”, disse a CBF, em nota oficial.

PUBLICIDADE

Vale destacar que clubes importantes estão sem calendário e sequer tem um elenco formado para disputar o torneio.

É o caso, por exemplo, do atual campeão, Remo. O clube azulino rescindiu o contrato de vários jogadores após ser eliminado na primeira fase do Brasileirão Série C.

Hoje, o Leão está sem um elenco formado e, teoricamente, teria que utilizar a equipe sub-20 para entrar em campo.

Better Collective