A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, na noite desta terça-feira (23), que a edição 2022 da Copa Verde será mesmo disputada no final do corrente ano.
Havia a expectativa de que o torneio regional fosse realizado apenas no começo de 2023, uma vez que a Copa do Mundo reduziu o calendário disponível para o futebol brasileiro.
No entanto, a entidade rechaçou qualquer possibilidade. O anúncio ocorre depois do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reunir com representantes de clubes e federações de futebol estaduais.
Na semana passada, o presidente do Paysandu, Maurício Ettinger, confirmou, em entrevista coletiva, que tinha viagem marcada para o Rio de Janeiro e que iria até a CBF para fazer uma espécie de “visita de cortesia”.
Junto de Ettinger, esteve o novo presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) e ex-presidente do clube alviceleste, Ricardo Gluck Paul.
A @CBF_Futebol acaba de oficializar que vai ter @sigaCopaVerde em 2022. Calendário e times que vão integrar a competição ainda serão confirmados pela entidade.
— Octávio Augusto (@octaviojr1993) August 24, 2022
Apesar do anúncio, Copa Verde ainda tem indefinições
Se por um lado a CBF confirmou que o torneio vai de fato ocorrer, por outro, a entidade reconheceu que ainda vai elaborar o formato de disputa e o calendário do torneio.
Criada em 2014, a Copa Verde é marcada por ser um torneio de caráter eliminatório. Não há fase de grupos ou pontos corridos. É mata-mata do começo ao fim.
“Competição chega à sua nona edição ainda nesta temporada; detalhes de formato de disputa e datas serão divulgados em breve pela entidade”, disse a CBF, em nota oficial.
Vale destacar que clubes importantes estão sem calendário e sequer tem um elenco formado para disputar o torneio.
É o caso, por exemplo, do atual campeão, Remo. O clube azulino rescindiu o contrato de vários jogadores após ser eliminado na primeira fase do Brasileirão Série C.
Hoje, o Leão está sem um elenco formado e, teoricamente, teria que utilizar a equipe sub-20 para entrar em campo.

