Home Futebol Champions League utilizará nova tecnologia para detectar impedimentos; saiba mais

Champions League utilizará nova tecnologia para detectar impedimentos; saiba mais

Maior campeonatos de clubes será a primeira competição do futebol mundial com a utilização da nova tecnologia de impedimento

Por Fabrício Carvalho em 03/08/2022 11:31 - Atualizado há 3 anos

Divulgação / FIFA

A UEFA anunciou nesta quarta-feira (03) que introduzirá a nova tecnologia da detecção automática de impedimentos na temporada 2022/23 da Champions League, a partir da fase de grupos.

Contudo, a estreia da novidade ocorrerá oficialmente no próximo dia 10, na Supercopa da UEFA, com o duelo entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt, diretamente do Estádio Olímpico de Helsinki.

Michael Oliver será o árbitro responsável pelo comando da arbitragem no primeiro jogo oficial com a nova tecnologia, que seria apresentada pela primeira vez na Copa do Mundo 2022. Os assistentes serão Stuart Burt, Simon Bennett e Rumšas Donatas (quarto árbitro).

Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será o polonês Tomasz Kwiatkowski, com assistências dos portugueses Bartosz Frankowkski e Tiago Bruno Lopes Martins.

O novo sistema funcionará graças a câmeras especializadas capazes de rastrear 29 pontos corporais diferentes por jogador.

Foram realizados 188 testes desde 2020, incluindo todos os jogos da UEFA Champions League da temporada anterior, além da fase preliminar da UEFA Women’s Champions League e a fase final completa do UEFA Women’s EURO. Por fim, algumas competições nacionais do futebol europeu realizaram testes na reta final da temporada 2021/22.

Veja o que disse Roberto Rossetti, chefe de arbitragem da UEFA, sobre a novidade na Champions League

“A UEFA está constantemente à procura de novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Este sistema inovador permitirá que as equipas do VAR determinem as situações de impedimento de forma rápida e precisa, melhorando o fluxo do jogo e a consistência das decisões.”

 

Exit mobile version