Clubes do Brasileirão podem se reforçar mesmo com janela encerrada; entenda
Janela se encerrou na segunda-feira (15), mas o Brasileirão tem provisões especiais para clubes poderem contratar
Lucas Figueiredo/CBF
A janela de transferências do futebol brasileiro se encerrou na última segunda-feira (15) com um grande número de chegadas e mudanças nos elencos. Mas isso não quer dizer que os times que jogam o Brasileirão não poderão contratar mais,
Apesar de, oficialmente, os times não poderem trazer mais atletas, há exceções no regulamento que permitem que os clubes possam se reforçar, de acordo com o Lance! A principal destas exceções são atletas que não tem mais contratos vigentes.
No regulamento de transferências do futebol brasileiro, os clubes que jogam as Séries A e B estão vedadas de contratar atletas que tem contrato com outros times. Mas se algum jogador estiver sem vínculo com qualquer equipe, este poderá ser contratado, já que não quebraria a regra. O exemplo citado é o de Oscar, que foi sonho do Flamengo, mas acabou não vindo para a Gávea.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJYMTBmRkxYQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Caso o Rubro-Negro quisesse contratar o meia, que hoje defende o Shanghai Port (CHN), teria que esperar que ele rescindisse o contrato com o time chinês. Mas isto só poderia acontecer até o próximo dia 26, quando se encerra o prazo de mudanças na lista de inscritos no Brasileirão.
Brasileirão: 10 negociações que ficam no “quase” nesta janela de transferências – https://t.co/kSmU7z3Gyk
— Torcedores.com (@Torcedorescom) August 16, 2022
Até este dia, poderão ser feitas, no máximo, oito mudanças nos 50 atletas que estariam aptos a defender os 40 times que jogam as Séries A e B. Nesta regra, também há sua exceção: as categorias de base. Os times poderão inscrever a qualquer hora atletas vindos de suas respectivas bases, mas apenas dentro dos clubes, já que é proibido um atleta se transferir para outro e ser promovido para o time profissional deste último.
Com isso, agora os times terão ainda um prazo para poderem fechar seus elencos e disputarem a reta final do Campeonato Brasileiro em suas duas principais divisões.

