Home Torcedoras Conheça Yamashita, primeira árbitra profissional do Japão e que estará na Copa do Mundo 2022

Conheça Yamashita, primeira árbitra profissional do Japão e que estará na Copa do Mundo 2022

Japonesa será uma das mulheres a apitar a Copa do Mundo de 2022; Yoshimi Yamashita tem partidas importantes em seu currículo

Henrique Luiz
Produtor de conteúdo, nutricionista e amante do esporte. No Instagram @chuluiz23

A Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar, vai entrar para a história ao abordar a igualdade de gênero. O torneio contará com 6 mulheres no quadro de árbitros, entre estas estão: a francesa Stephania Frappart, a ruandesa Salima Mukasang e a japonesa Yoshimi Yamashita. Apesar de ser o primeiro mundial delas, as juízas possuem atuações em jogos importantes em seus currículos.

PUBLICIDADE

Um pouco sobre Yamashita

A japonesa, que tem 36 anos, começou a sua carreira em 2016. Yamashita apitou jogos da Copa do Mundo feminina de 2019 e atuou nas Olímpiadas, que foram realizadas em Tóquio, no ano de 2021. A árbitra também comandou jogos da Copa da Ásia Feminina e foi a primeira mulher a apitar uma partida masculina da liga dos Campeões da Ásia, na ocasião, Yamashita ficou responsável pelo apito no duelo entre Melbourne City FC e Jeonnam Dragons.

PUBLICIDADE

Yamashita destacou a importância da igualdade no esporte e chamou a atenção para as mulheres que atuam com os apitos nos campos. De acordo com a árbitra, uma juíza do sexo feminino não deve ser uma notícia de jornal e sim algo trivial no esporte.

A cerca de um ano, o Japão criou sua primeira liga de futebol feminino, a WE League. Yamashita destacou que é de suma importância esta representatividade feminina nos esportes, para que as mulheres sejam exemplos para crianças e jovens que sonham com uma oportunidade.

Após assinar o contrato com a Federação Japonesa de Futebol, a árbitra nipônica fez questão de dar uma palestra para crianças em uma escola do Japão.

Clique aqui para saber mais sobre o mundo do futebol

PUBLICIDADE