Home Futebol Copa do Mundo 2022: como eram as camisas da seleção brasileira nos 5 títulos mundiais?

Copa do Mundo 2022: como eram as camisas da seleção brasileira nos 5 títulos mundiais?

Com a nova camisa da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2022 do Catar dando o que falar, relembramos os uniformes do Brasil nos títulos mundiais

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

A CBF divulgou a nova camisa que a seleção brasileira vai usar na Copa do Mundo 2022, no Catar, e o assunto dividiu opiniões. A inspiração da Nike para a produção do uniforme foi a onça-pintada e a “Garra Brasileira”, que deu nome à coleção lançada na última semana. Estas, inclusive, passaram a ser vendidas na segunda-feira (8) e já esgotaram, começando uma nova venda em todo o mercado brasileiro a partir do dia 12 de agosto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o passar dos anos, o Brasil, que nunca esteve fora dos mundiais, já teve diversos modelos diferentes de camisa. O Torcedores.com separou uma lista para relembrar quais foram as que marcaram uma época – e trouxeram o título. Assim, buscando o hexacampeonato na Copa do Mundo 2022, a seleção brasileira pode ter um ‘trunfo’, se a camisa criativa realmente contar em algo para levantar a taça, no fim das contas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira as camisas do Brasil que renderam cinco títulos de Copa do Mundo:

1958 – 1º título de Copa do Mundo

Durante o primeiro título da Copa do Mundo, o Brasil tinha uma camisa mais básica, seguindo a linha de todo o futebol mundial. “Chuteiras pretas” e poucos detalhes eram o que marcava a geração. Na camisa azul, lisa, apenas o escudo, bem como na amarela, também básica e de gola.

1962 – 2º título de Copa do Mundo

PUBLICIDADE

Sem muitas mudanças no uniforme da Copa do Mundo, a seleção brasileira foi para o seu segundo título vestindo, também, uma camiseta básica com gola; na amarela, o detalhe era verde. Sendo a azul inteira de uma só cor, pouco se diferenciando do mundial de 1958.

1970 – 3º título de Copa do Mundo

Sai de cena a gola ‘polo’. Isso porque a seleção brasileira chegou com um modelo bem parecido de camisa no uniforme da Copa do Mundo de 1970, mas com um tecido mais leve e uma gola ‘careca’, alinhada ao estilo da época. Com ela, e sem muita criatividade no uniforme, como vemos hoje, o Brasil levou seu 3º título mundial. Mas vale lembrar que a ousadia que vemos atualmente, nas camisas, não era algo imaginado para a época.

PUBLICIDADE

1994 – 4º título de Copa do Mundo

O tão sonhado tetracampeonato chegou em boa hora para a seleção brasileira e a uma geração que merecia conquistar o mundial há um tempo. Esta, porém, de básica não tinha nada, como nas edições anteriores.

O Brasil foi para a Copa do Mundo com uma camisa feita por um tecido leve, 100% de poliéster. Ainda, a gola em ‘V’, verde, trazia as letras da “CBF” e o uniforme em si, no dorso, tinham 3 escudos da CBF, grandes, com opacidade reduzida. Muito criticada na época por sua estética discutível, não importou no fim, porque o Brasil levantou o seu 4º caneco na história.

PUBLICIDADE

2002 – 5º título da Copa do Mundo

Após a frustração da Copa do Mundo de 1998, onde o Brasil perdeu a final para a França, a seleção brasileira estava faminta para conquistar o pentacampeonato no Mundial de 2002. A camisa, porém, era bem diferente de tudo o que já havia sido visto no Brasil em campeonatos.

Com uma listra que ‘cortava’ as costas da camisa e algumas faixas no dorso, também teve estética discutível, mas é uma das que mais vende até hoje pela sua representação histórica, mesmo 20 anos após a conquista do Mundial. Eternizada pela geração de Ronaldo Fenômeno, Cafú, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, a camisa da seleção brasileira de 2002 é, para muitos torcedores, a mais bonita de todas em Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Agora, na Copa do Mundo 2022, a intenção da seleção brasileira é conquistar, enfim, o hexacampeonato e poder eternizar, assim como as citadas acima, a camisa de ‘onça-pintada’ pelos próximos 50 anos.

Better Collective