Home Extracampo Copa do Mundo 2022: como está sendo controlada a pandemia de covid-19 no Catar?

Copa do Mundo 2022: como está sendo controlada a pandemia de covid-19 no Catar?

Se estiver prestes a viajar e está preocupado, veja protocolos de controle

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

A Copa do Mundo 2022 está prestes a acontecer, e com isso as emoções e preocupações dos viajantes também começam a florescer. Portanto, se estiver se organizando para ir ou apenas tiver curiosidade, veja mais sobre como está sendo o controle de pandemia no Catar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Copa do Mundo 2022 e a Covid-19

Durante os últimos três anos temos encarado situações que até o momento não era comuns. Após o controle, isolamento e vacinação o panorama atual melhorou muito, inclusive promovendo eventos ao vivo. Desta forma, até o momento há algumas ações já anunciadas pelo Governo de Catar para o evento.

Em primeiro lugar, a organização do evento não pretende proibir a entrada a não vacinados, nem ao país e nem aos estádios. No entanto, o primeiro-ministro do país, Sheikh Khalid bin Khalifa bin Abdulaziz Al Thani estabeleceu que, caso seja interesse dos visitantes, poderão ser vacinados através de doses gratuitas no evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista para o Doha News, Al Thani disse: “nosso principal objetivo ao vacinar algumas das pessoas que vem ao Catar para participar da Copa do Mundo de 2022 é proteger a saúde pública dos cidadãos e residentes, assim como proteger os torcedores que participarão do torneio”.

Quem busca viajar até o Catar é necessário que verifique as orientações específicas dependendo da sua nacionalidade. No entanto, as regras costumam ser: viajantes com protocolo de vacinação completo devem apresentar comprovante e um teste rápido feito menos de 48 horas antes do embarque. Por outro lado, quem não tiver sido vacinado, deverá apresentar PCR feito menos de 48 horas antes do embarque.

A pandemia no Catar

A pandemia teve um impacto mínimo no pequeno país asiático. O Catar vacinou mais de 7,3 milhões de pessoas, incluindo 2,76 milhões com o protocolo completo. Desta forma,  tem 95,8% dos residentes vacinados e conseguiu controlar o avanço da pandemia rapidamente.  Segundo os dados do Governo de Catar apenas registraram 427 mil casos, com apenas 681 falecimentos. Nos últimos 30 dias há registro de média de casos de 629 e sem óbitos.

PUBLICIDADE
Better Collective