Home Extracampo Copa do Mundo: Técnico da Argentina 86 fez promessa pelo título e nunca cumpriu

Copa do Mundo: Técnico da Argentina 86 fez promessa pelo título e nunca cumpriu

Desde 86 Argentina não vence uma Copa, veja “maldição” que pode ser o motivo

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

De superstições e maldições o futebol está cheio. Em 1986 a seleção argentina era uma das principais cotadas para a Copa do Mundo, principalmente pelo jovem Maradona que se encontrava no elenco, mas depois daquele campeonato os portenhos nunca mais venceram, veja possível maldição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A promessa e a Copa do Mundo 1986

Em 1986, o técnico da seleção argentina Carlos Salvador Bilardo levou seus 14 convocados para uma cidade chamada Tilcara para fazer a concentração. A escolha do local foi devido a ter condições similares à altitude mexicana, país que sediaria a Copa do Mundo naquele ano.

Durante sua estadia na cidade, os moradores apontaram ao técnico sobre os poderes milagrosos da Virgem de Tilcara. Desta forma, Bilardo foi até o altar junto com os jogadores da seleção argentina que, caso o time vencesse, voltaria em peregrinação até a cidade e levaria o troféu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Argentina venceu no Estádio Asteca após um confronto contra Inglaterra, onde venceu com a polêmica “mão de Deus”. No entanto, nem a seleção e nem o técnico Bilardo voltaram a Tilcara para pagar a promessa. Coincidência ou não, a seleção portenha nunca mais venceu uma Copa do Mundo e para alguns torcedores o motivo está na promessa nunca cumprida.

Campanha da Argentina na Copa do Mundo

A seleção argentina conta com 17 participações na Copa do Mundo, desde o começo da história do campeonato. Neste período, já conquistou o mundial em duas ocasiões, em 1978 e 1986. Por outro lado, chegou até a final do torneio em 1930, 1990 e 2014.

Entre outros campeonatos onde já se consagrou campeã também está a Copa das Confederações em 1992, 15 vezes a Copa América, 2 copas dos campeões Conmebol e 1 campeonato pan-americano. Assim, é uma das eleições mais eficientes e consagradas do futebol, capazes por produzir excelentes astros.

PUBLICIDADE
Better Collective