Equipe equatoriana segue na briga por seu segundo título da competição após goleada em casa por 4 a 1
O Independiente del Valle avançou às semifinais da Copa Sul-Americana ao golear o Deportivo Tachira, da Venezuela, por 4 a 1, na noite desta terça-feira, em jogo disputado no Estádio Casa Blanca, em Quito.
Agora, o time equatoriano espera a definição do último semifinalista da competição, que será na quinta-feira, no jogo entre Internacional e Melgar, do Peru, às 19h15, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O jogo de ida, em Arequipa, terminou 0 a 0, e quem vencer se classifica.
A outra semifinal terá o Atlético-GO, que venceu o Nacional, do Uruguai, por 3 a 0, na noite desta terça-feira, no Serra Dourada, em Goiânia, e o vencedor do confronto entre Ceará e São Paulo, que jogam às 19h15 desta quarta-feira, no Castelão, em Fortaleza. O São Paulo venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Morumbi, e joga pelo empate.
Campeão da Sul-Americana em 2019, quando eliminou o Corinthians nas semifinais, o Independiente del Valle chegou para o jogo desta terça com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, na semana passada, na Venezuela.
O Tachira começou pressionando e até saiu na frente, com Hernández, aos 26 minutos, mas o time da casa não se descontrolou e empatou em seguida, Quintero, aos 32. Somoza, ainda no primeiro tempo, de pênalti, virou o jogo para o Del Valle. Na etapa final, Díaz e Paravelli, em outro pênalti, fecharam o placar e selaram a classificação do time equatoriano. Veja abaixo os gols da partida:
Del Valle chegou à Copa Sul-Americana “caindo” da Libertadores
O Independiente del Valle começou a temporada na Libertadores, na condição de campeão equatoriano de 2021, mas “caiu” para a Copa Sul-Americana ao terminar em terceiro no Grupo D, onde passaram Atlético-MG e Tolima. Nas oitavas de final, eliminou o Lanús, da Argentina, com vitória por 2 a 1 e empate sem gols.
O Tachira também entrou na fase de grupos da Libertadores, como campeão venezuelano, e foi para a competição secundária depois de ficar em terceiro no Grupo A, atrás do líder Palmeiras e do Emelec. Nas oitavas, derrotou o Santos nos pênaltis, na Vila Belmiro, jogo que resultou na queda do técnico santista Fabián Bustos.
Nas quartas da Copa sul-Americana, porém, o Tachira parou no Del Valle e agora concentra seus esforços na Liga Venezuelana, onde está em quarto lugar, a sete pontos do líder Zamora. O Del Valle, por seu vez, é terceiro no segundo turno da Liga Equatoriana.