Home Futebol Flamengo supera Corinthians e encaminha vaga às semifinais da Libertadores

Flamengo supera Corinthians e encaminha vaga às semifinais da Libertadores

Rubro-negro conseguiu dominar o Timão em jogo disputado na Neo Química Arena; Arrascaeta e Gabigol encaminharam a classificação

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
COR0-2
FLA

Nesta terça-feira (2), o Flamengo superou o Corinthians por 2 a 0 na Neo Química Arena, abrindo larga vantagem no confronto válido pelas quartas de final da Copa Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Arrascaeta marcou um golaço aos 35 minutos do primeiro tempo e Gabigol desencantou logo no início do segundo tempo, confirmado a superioridade do Flamengo no primeiro jogo do confronto diante do Corinthians.

O jogo de volta será realizado na próxima terça-feira, dia 9 de agosto, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília, no Maracanã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tentando se impor nos primeiros minutos, o Timão de Vitor Pereira começou pressionando a saída adversária e conseguiu quase abrir o placar nos dez primeiros minutos de jogo.

Em jogada bem movimentada, Maycon retomou a posse para o Corinthians na terceira tentativa após chances de Queiroz e Cantillo e conseguiu desarmar Léo Pereira, acionando Yuri Alberto para deixar na área onde Gustavo Mosquito finalizou por cima do gol de Santos.

Pressionando na primeira metade da etapa inicial, o Flamengo conseguiu finalizar pela primeira vez apenas aos 16 minutos. Arrascaeta acionou Pedro, que venceu a marcação de Fagner e chutou na direção do goleiro Cássio, em lance paralisado por impedimento após a finalização.

PUBLICIDADE

Logo após este momento, Maycon acabou sentindo lesão no joelho e deixou o campo para a entrada de Fausto Vera, uma substituição que culminou na mudança do panorama da etapa inicial.

PUBLICIDADE

Na segunda metade do primeiro tempo, o Flamengo conseguiu pressionar as saídas do Timão e encontrou espaços para encaixar finalizações de perigo, dominando o meio-campo.

Aos 33′, Du Queiroz foi desarmado na intermediária e Pedro finalizou de fora da área, parando no goleiro Cássio em chance de perigo no canto esquerdo. Porém, no talento individual, o rubro-negro saiu na frente do placar aos 36 minutos de jogo.

Em falha grade de Cantillo, Arrascaeta tentou o levantamento e a bola acabou batendo no braço recuado de João Gomes dentro da área. A sobra ficou para o uruguaio, que mirou no ângulo esquerdo e encobriu o goleiro Cássio com um verdadeiro golaço na Neo Química.

Neste lance, jogadores do Corinthians cobraram a atuação do VAR no lance devido ao toque na mão do jogador rubro-negro, mas a atualização da regra da IFAB aponta que a mão na bola acidental que leva um companheiro de equipe a marcar um gol ou ter a oportunidade do mesmo, não caracteriza mais uma penalidade.

PUBLICIDADE

Na reta final, o Timão tentou sair mais para o campo ofensivo, mas não conseguiu finalizações no alvo, e Vitor Pereira deixou o primeiro tempo irritado com a atuação do Corinthians. Por isso, o técnico efetuou duas modificações: as entradas de Giuliano e Róger Guedes nos lugares de Cantillo e Soares.

Flamengo controlou as ações do segundo tempo diante de um Corinthians atônito

O Corinthians tentou impor um estilo ofensivo no início do segundo tempo com alteração tática importante, pois Mosquito caiu pela direita e Róger Guedes ficou centralizado, deslocando Yuri Alberto pela esquerda. Porém, o torcedor do Timão viu o rubro-negro carioca ser fatal na primeira finalização da etapa complementar.

Aos 5′, Rodinei fez grande jogada individual ao deixar Fausto Vera para trás no lado direito e encontrou Gabigol, que dominou após falha grave de Balbuena para dar uma chapada de canhota e ampliar a vantagem para o Flamengo.

Na tentativa imediata de resposta, o Tmão chegou com Róger Guedes recebendo na meia-lua para invadir a área e parar no goleiro Santos. Contudo, este foi um momento isolado, pois o Flamengo conseguiu assumir o protagonismo, deixando o segundo tempo com ritmo lento, contando com o desânimo do torcedor na Neo Química.

PUBLICIDADE

Após falhar no segundo gol rubro-negro, Balbuena voltou a errar na saída de jogo aos 15′ e entregou nos pés de Arrascaeta, mas o zagueiro se recuperou e desviou para escanteio.

Na cobrança, o uruguaio cruzou na área e David Luiz testou firme, exigindo enorme defesa de Cássio. No rebote, David Luiz tentou o chute colocado, mas Cássio encaixou outra grande defesa.

A última aposta de Vitor Pereira foi a entrada de Giovane no lugar de Gustavo Mosquito, deslocando Yuri Alberto para o lado direito. Contudo, o Timão ficou sem finalizar por mais de dez minutos e o Flamengo seguiu no controle total das ações.

O Corinthians voltou a finalizar apenas aos 26 minutos em um raro contra-ataque. Du Querioz partiu em velocidade e recebeu passe de Róger Guedes na tabelinha para abrir o placar, mas a bola passou sobre o gol rubro-negro.

PUBLICIDADE

Já na reta final, Vidal entrou no lugar de João Gomes e quase marcou o terceiro do Flamengo. O chileno recebeu ótimo passe e finalizou direto, mas Bruno Mendez salvou o Timão em intervenção fundamental.

A última substituição do Corinthians, Roni surgiu aos 36′ para receber na intermediária e arriscar de longe, mas Santos fez boa defesa e evitou maior perigo para o Flamengo.

Já nos acréscimos, após grande troca de passes, Everton Cebolinha recebeu cruzamento perfeito de Rodinei pelo lado esquerdo e acabou desperdiçando uma das melhores chances do jogo, na última finalização do jogo de ida.

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0-2 FLAMENGO

Data: 02/08/2022, 21:30
Estádio: Neo Química Arena
Árbitro: Patrício Loustau (ARG)
Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Germán Delfino (ARG)

Gols: 1T 37′ Arrascaeta (FLA); 2T 5′ Gabigol (FLA)

Substituições – Corinthians: F.Vera (Maycon) R.Guedes (A.F Soares); Giuliano (Cantillo); Giovane (G.Silva); Roni (Du Queiroz)

PUBLICIDADE

Substituições – Flamengo: Vidal (J.Gomes); E.Cebolinha (Pedro); Lázaro (Gabigol); V.Hugo (Arrascaeta)

Corinthians: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Balbuena e Lucas Piton; Maycon, Cantillo e Du Queiroz; Gustavo Mosquito, Yuri Alberto e Adson. Técnico: Vítor Pereira

Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Éverton Ribeiro e De Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior

Better Collective