Home Futebol Corinthians: veja como Mateus Vital pode ser o substituto de Willian no ataque do Timão

Corinthians: veja como Mateus Vital pode ser o substituto de Willian no ataque do Timão

Em dia de decisão na Copa do Brasil, o Corinthians pode ter Mateus Vital como grande novidade para reverter o confronto contra o Atlético-GO

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Hoje tem jogo decisivo na Copa do Brasil! Corinthians e Atlético-GO se enfrentam na Neo Química Arena, em busca de uma vaga na semifinal da competição. E além do resultado adverso, o Timão tem outra dura missão em relação ao jogo de ida: achar um substituto para Willian.

PUBLICIDADE

Como o ex-camisa 10 alvinegro rescindiu contrato antes do fim da janela de transferências, o clube chegou a ir atrás de um nome para a ponta-esquerda no mercado. Foram especulados jogadores como Ferreira, Michael, entre outros. Mas nenhuma negociação avançou a tempo.

Sendo assim, o Corinthians vai ter que achar em seu elenco, o tal substituto de Willian, e ele pode ser mais conhecido do que a Fiel imagina. Trata-se de Mateus Vital, que voltou recentemente de empréstimo do Panathinaikos, da Grécia.

PUBLICIDADE

É importante citar que Vital tinha tudo para sair ainda nesta última janela de transferências, pois Vítor Pereira não tinha planos para ele no elenco alvinegro. Entretanto, nenhuma proposta saiu do papel, e a necessidade de um nome na ponta-esquerda, deve fazer com que Mateus Vital tenha oportunidades nesta temporada.

Prova disso, é a inclusão do atleta nos materiais enviados para a imprensa e até mesmo no site oficial do clube. Algo que não havia acontecido desde sua volta, e ocorreu justamente um dia antes da partida contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil.

Mas como Mateus Vital pode ser o substituto de Willian no Corinthians?

Precisamos primeiro identificar dois momentos em que Mateus Vital viveu seu auge no clube. Primeiro foi em 2018, logo que chegou, e era a famosa válvula de escape do time que havia acabado ser campeão brasileiro em 2017. Seu momento de maior brilho foi na final do Paulistão daquele ano, quando substituiu Clayson suspenso, justamente na ponta-esquerda, posição que Willian vinha atuando.

PUBLICIDADE

Na ocasião, Vital fez a jogada que resultou no gol de Rodriguinho, que levou a partida para os pênaltis.

Vital passou mais dois anos alternando bons momentos, com um amargo banco de reservas. Muito também por seu deslocamento de posição, ora jogando como ponta-direita, e as vezes até como meia-armador.

Mas em 2020 para 2021, sob o comando de Vagner Mancini, Mateus Vital voltou a brilhar com gols e assistências, com destaque para uma característica até muito cobrada pelos torcedores: o chute de fora da área.

PUBLICIDADE

Até então, ele havia feito sete gols com a camisa do Corinthians, todos de dentro da área, aparecendo como elemento surpresa. Mas este “novo” Mateus Vital, fez mais sete gols, sendo cinco de fora da área.

Vale lembrar que essa característica de levar a bola da ponta-esquerda para o meio, e arriscar o chute, é comum de Willian e Mateus Vital. Mas pelo menos com a camisa do Timão, Vital se destacou mais, como podemos ver no vídeo abaixo:

Outro ponto seria quem ‘perderia’ espaço para uma possível entrada de Mateus Vital durante as partidas. Atualmente no elenco, até por características, os principais concorrentes seriam Gustavo Mosquito e Róger Guedes.

PUBLICIDADE

E aí torcedor? Mateus Vital merece nova chance no Corinthians?