Home Extracampo Coritiba adere ao “Pacto Global” da ONU

Coritiba adere ao “Pacto Global” da ONU

Coritiba adere a iniciativa de sustentabilidade das Nações Unidas; clube é o primeiro no Brasil

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

“Este é um dos passos para consolidarmos nosso programa de sustentabilidade que prevê minimizar os impactos ambientais, educar nossos colaboradores e torcedores, além de incentivar programas de preservação. Um clube de futebol é mais que uma equipe em campo, os torcedores são inspirados pelo seu clube, é o amor do torcedor, uma relação inexplicável. E o futebol, pela força que tem, precisa estar diretamente envolvido e engajado”, afirma Juarez Moraes, presidente do Coritiba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O clube é o primeiro, no Brasil, a aderir ao conjunto de medidas que abrange áreas como meio ambiente, direitos humanos e relações trabalhistas. A iniciativa engloba mais de 19 mil instituições espalhadas por 160 países.

Desde o início de 2021, o Coxa implementou mudanças na gestão de resíduos do Couto Pereira e do CT da Graciosa. A GreenPlat realiza o gerenciamento na destinação dos materiais e no descarte correto do lixo gerado nas instalações do clube, buscando maior sustentabilidade, responsabilidade e levar para dentro da instituição a defesa da biodiversidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Nossa meta é continuar auxiliando o Coritiba a alcançar o Selo Aterro Zero, que certifica empresas e oferece a destinação ambientalmente adequada e sustentável dos resíduos, evitando ao máximo o envio para aterros sanitários”, afirma Chicko Sousa, fundador e CEO da GreenPlat.

Além de revisões na infraestrutura do Couto Pereira e no CT da Graciosa, para adequação dessas medidas, o clube também estuda implementar esses princípios mais sustentáveis em viagens e estadias nas diferentes competições que participa.

Neste ano, o Coritiba também formalizará sua participação ao Sports for Climate Action, também da ONU, que tem como objetivo usar o esporte como uma ferramenta para impulsionar a consciência climática.

PUBLICIDADE
Better Collective