Home Mercado da Bola Cria do Goiás deixa clube do Oriente Médio e assina com o Santa Clara

Cria do Goiás deixa clube do Oriente Médio e assina com o Santa Clara

João Marcos assinou contrato com o clube português até junho de 2025. Atacante estava no Al Wahda, dos Emirados Árabes

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o Santa Clara, clube da primeira divisão de Portugal, acertou neste domingo (14) a 13ª contratação para a nova temporada. Trata-se do atacante João Marcos, de 22 anos, que estava no Al Wahda, dos Emirados Árabes.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que João Marcos rescindiu amigavelmente seu vínculo com o clube do Oriente Médio e chega em definitivo ao Santa Clara. Seu contrato com o clube da cidade de Ponta Delgada vai até junho de 2025.

A negociação foi intermediada pelo diretor esportivo Klauss Câmara que comandou o departamento de futebol de clubes como Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Sport Recife no futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

O Santa Clara, agora, passa a ser detentor de 80% dos direitos econômicos de João Marcos. O Al Wahda, por sua vez, ficará com 20% do passe do atleta a fim de lucrar com uma negociação futura.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Santa Clara já havia sinalizado que não iria empenhar dinheiro para contratar João Marcos. O contrato dele com os árabes até o fim da atual temporada. O valor estava fixado em 1,2 milhão de euros (R$ 6,2 milhões, pela cotação atual).

O Al Wahda não abria mão de receber uma compensação financeira pela saída do atacante, já que pagou 800 mil euros (R$ 4,1 milhões, à época) para tirá-lo do Goiás, em junho de 2020. Apesar do investimento, o jogador nunca conseguiu decolar no Oriente Médio.

João Marcos teve passagem sem destaque pelo ‘Mundo Árabe’

Sem espaço no Al Wahda, João Marcos foi emprestado ao Al Dhafra para adquirir rodagem em outra equipe dos Emirados Árabes. Apesar do ‘rótulo’ de grande revelação do futebol sul-americano, ele teve passagem sem destaque pelo ‘Mundo Árabe’.

PUBLICIDADE

Pelo Al Dhafra, o atacante disputou 10 partidas: nove na Liga dos Emirados Árabes e uma na Taça da Liga. Nesse meio tempo, foi titular sem sete oportunidades, fez uma assistência, balançou as redes inimigas uma vez e somou 583 minutos em campo.

Cria das divisões de base do Goiás, João Marcos disputou apenas quatro partidas oficiais pela equipe Emeraldina antes de ir para o exterior. Promovido ao elenco principal pelo técnico Augusto César, o atleta foi utilizado poucos minutos em jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2020.