Home Futebol Cruzeiro: Pezzolano será julgado no STJD por cartão vermelho e pode ficar fora de seis jogos

Cruzeiro: Pezzolano será julgado no STJD por cartão vermelho e pode ficar fora de seis jogos

Técnico da Raposa invadiu o gramado e fez ofensas à arbitragem durante duelo da Copa do Brasil contra o Fluminense

João Cunha
Jornalista multiplataforma formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com atuação comprovada em veículos de rádio, TV e web. Apaixonado por narrativas: textuais, visuais e sonoras.

O técnico do Cruzeiro, Paulo Pezzolano, foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão e invasão ao gramado na derrota contra o Fluminense, em jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e pode pegar até seis jogos de gancho. 

PUBLICIDADE

Pezzolano recebeu um vermelho direto após não aceitar receber um cartão amarelo por reclamação e continuar protestando e, segundo o árbitro de campo, Raphael Claus, gesticular de forma “acintosa” contra a arbitragem. Após receber a advertência, o técnico da Raposa ficou enfurecido, invadiu o campo, e partiu para cima do árbitro. Ele precisou ser contido por jogadores e pelo quarto árbitro. O ocorrido foi relatado em súmula.

“Informo que, após ser expulso, o mesmo invadiu o campo de jogo, partindo em minha direção dizendo as seguintes palavras “seus filhos da p****”, “vocês estão roubando, roubaram lá e estão roubando aqui também (repetindo por várias vezes). esclareço que o treinador expulso teve que ser contido por seus atletas e pelo quarto árbitro da partida.”, escreveu Raphael Claus.

PUBLICIDADE

O STJD entendeu que o treinador do Cruzeiro infringiu o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O art prevê punição de um a seis jogos caso um atleta ou demais representante de clube “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.

O clube também foi denunciado, mas em outro artigo, o 213, que atribuiu ao mandante da partida, neste caso, a Raposa, a responsabilidade de tomar atitudes capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão do campo, além do lançamento de objetos no local da partida.

Também em súmula Raphael Claus relatou que houve uma confusão nas arquibancadas entre torcedores do Cruzeiro e do Fluminense que precisou de intervenção do policiamento e também que objetos foram arremessados no banco de reservas do time carioca e contra o goleiro Fábio. 

O artigo 213 prevê pena de multa de R$ 100,00 (cem reais) até R$ 100.000,00 (cem mil reais). De acordo com o setorista do clube mineiro, Samuel Venâncio, o julgamento no STJD está marcado para a próxima semana.

PUBLICIDADE