O Internacional colecionou mais um insucesso na temporada. Logo após o empate em 0 a 0 no tempo normal, o Colorado perdeu nos pênaltis por 3 a 1 para o Melgar e foi eliminado da Copa Sul-Americana nas quartas-de-final. Edenilson, Taison e De Pena erraram suas cobranças. Aliás, cair em decisões nos tiros da marca da cal virou uma sina para o torcedor colorado.
As três últimas vezes em que o Internacional venceu nas penalidades foram em 2017 e 2019. Sendo que, há cinco anos atrás, o Colorado se preparava para disputar seu primeiro Brasileirão Série B. Pela quarta fase da Copa do Brasil em 2017, depois de dois empates em 1 a 1 contra o Corinthians, o time gaúcho silenciou a Fiel em plena Neo Química Arena, ao vencer por 4 a 3 nos pênaltis. E apenas quatro dias depois, se classificou na semifinal contra o Caxias após derrota por 1 a 0 no tempo normal (Inter vencera na ida por 1 a 0). Assim, o triunfo aconteceu por 5 a 3 e o Colorado foi para a final do Campeonato Gaúcho.
Marcelo Lomba foi o goleiro nas duas vitórias em quatro dias de 2017. O mesmo também foi vitorioso nas quartas-de-final contra o Palmeiras em 2019. Logo após perder por 1 a 0 em São Paulo, o Internacional devolveu o placar em Porto Alegre e venceu nas penalidades por 5 a 4, se classificando para a semifinal contra o Cruzeiro.
Insucessos em sequência do Internacional nos pênaltis
Em cinco anos, foram 10 decisões e sete derrotas. O primeiro revés ocorreu menos de um mês depois da vitória sobre o Corinthians, na decisão do Campeonato Gaúcho de 2017. Então, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Novo Hamburgo conquistou seu primeiro título estadual, depois de vencer por 3 a 1 o Internacional nas penalidades. No jogo de ida, um 2 a 2 no Beira-Rio e a partida decisiva acabou 1 a 1.
Posteriormente, o Colorado cairia na Copa do Brasil de 2018 para o Vitória, na quarta fase. Logo após vencer por 2 a 1 no Beira-Rio, a derrota por 1 a 0 em Salvador faria o Internacional cair nos pênaltis por 4 a 3. No ano seguinte, dois 0 a 0 na decisão do Campeonato Gaúcho fizeram com que o Grêmio celebrasse na Arena o bicampeonato estadual em 2019, ao ganhar por 3 a 2.
Em 2020, duas derrotas em menos de um mês
No fim de 2020, o Internacional caiu nas quartas-de-final da Copa do Brasil para o América-MG. Logo após levar 1 a 0 no Beira-Rio, o time gaúcho devolveu o placar no Independência. Mas o Coelho venceu por 6 a 5. E nas duas últimas participações em Libertadores do Colorado, as quedas foram da mesma forma. Apenas 21 dias depois da eliminação em Belo Horizonte, o Colorado mais uma vez venceu fora de casa por 1 a 0 depois de perder pelo mesmo escore para o Boca Juniors em Porto Alegre. Contudo, pouco adiantou a vitória em La Bombonera. Assim, os argentinos triunfaram por 5 a 4 e foram para as quartas.
E no ano passado, o Olimpia, que havia levado 6 a 1 na fase de grupos do próprio Internacional, festejou a classificação nas oitavas-de-final no Beira-Rio. Então, depois de dois 0 a 0 na fase mata-mata, o Colorado caiu para os paraguaios por 5 a 4.

