Home Futebol Edu Dracena relembra sufoco do Santos com Neymar na Libertadores

Edu Dracena relembra sufoco do Santos com Neymar na Libertadores

Neymar foi expulso depois de marcar golaço e Peixe correu riscos de eliminação ainda na fase de grupos

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

O Santos foi campeão da Copa Libertadores da América em 2011 com Neymar sendo o grande protagonista. No entanto, para alcançar a “glória eterna”, o Peixe passou por muitos perigos e correu sérios riscos de ser eliminado ainda na fase de grupos.

PUBLICIDADE

O capitão Edu Dracena relembrou a partida contra o Colo-Colo na Vila Belmiro, quando o Santos precisava da vitória para se manter vivo. Na ocasião, o Alvinegro do litoral abriu 3 a 0 no placar, mas teve Neymar expulso de forma memorável e quase cedeu o empate. O camisa 11 colocou uma máscara na comemoração e levou o cartão vermelho.

“E era um jogo que tava ganho pra nós. E ganhamos, é claro, mas com essa dificuldade. O Neymar fez um golaço, foi quando ele ficou com a máscara lá… O gol que ele fez é impressionante. Quando se joga com 11 contra 11 já é um jogo equilibrado, por mais que a gente tava ganhando de 3 a 0, o time do Colo-Colo era um time bom. Aí já começa o 3 a 1, sai outro e é 3 a 2, aí eu falei: ‘Meu, vamos fechar a casinha aqui, é chutão pra frente, não toma mais gol’. E foi sufoco até o final”, relembrou Edu Dracena, em entrevista à ESPN; confira:

PUBLICIDADE

Depois de passar da fase de grupos no sufoco, o Santos teve uma caminhada histórica até o título. Nas oitavas, eliminou o América do México por 1 a 0 no agregado, com gol de Paulo Henrique Ganso e o goleiro Rafael fazendo milagres. Nas quartas, derrubou o Once Caldas com Neymar sendo decisivo. Em seguida, superou o Cerro Porteño e confirmou o título diante o Peñarol na grande final, mais uma vez com o camisa 11 sendo protagonista.

Com 19 anos na época, Neymar foi eleito o “Rei da América”. Em entrevista recente ao “Charla Podcast”, a jornalista Isabela Pagliari, que era correspondente da TNT Sports em Paris, revelou conversas com o atual camisa 10 do PSG.

“Eu sou palmeirense e já falei pra ele que tem que voltar (ao Brasil) para jogar no Palmeiras. Ele falou: ‘Não, se eu voltar é para o Santos’. Eu acho que foi isso que ele falou. Não quero aqui criar uma polêmica, até porque eu não sei se estava mais “alterada”, disse ela.

PUBLICIDADE

Neymar é o maior ídolo da história do Santos depois de Pelé e mantém trocas de declarações com o clube com certa frequência. Aos 30 anos, ele tem contrato com o Paris Saint-Germain até 2027 e vive bom momento na carreira, em ano que promete ser histórico por conta da Copa do Mundo.