Em meio à crise que se instalou no clube após a eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz avalia alguns nomes para assumir o lugar de Marcelo Martelotte. Um dos nomes mais pedidos pelo torcedor tricolor nas redes sociais é o de Eduardo Baptista.
O Torcedores.com apurou que Eduardo Baptista está disponível para ouvir a proposta do Santa Cruz após deixar o comando do Juventude, em junho. Desde então, Eduardo tem sido sondado por clubes do Oriente Médio para voltar a trabalhar.
O treinador foi demitido do Juventude após derrota por 2 a 1 para o Santos, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O revés foi determinante para o seu desligamento da função.
Números pelo Juventude
Jogos: 13
Vitórias: 3
Empates: 5
Derrotas: 9
Aproveitamento: 27,5%
Ainda segundo apurou a reportagem, Eduardo Baptista foi contatado duas vezes pelo presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, a fim de saber quais são os planos do treinador e se estaria disposto a ouvir uma proposta do clube para 2023.
Eduardo Baptista é bem avaliado pelo dirigente devido ao bom trabalhou no comando do Sport Recife. Em 2014, por exemplo, ele conduziu o rival aos títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano.
Em entrevista recente ao “Flow Podcast”, do YouTube, Eduardo Baptista, que soma passagens por clubes como Fluminense, Palmeiras e Athletico Paranaense fez questão de destacar a força do Santa Cruz.
“Com gestão séria, viraria um Flamengo do Nordeste. Lá, eles vendem muita camisa. É um manto para sair, ir pra um churrasco e até para casamento”, comentou o treinador que é filho de Nelsinho Baptista.
Eduardo Baptista não é o único na lista
Eduardo Baptista é o nome considerado ‘top de linha’ na mira do Santa Cruz. Apesar disso, a diretoria coral, conforme o Torcedores.com informou, trabalha com outros nomes na lista: Felipe Conceição, Roberto Fonseca. Zé Teodoro e Josué Teixeira.
O primeiro está livre no mercado desde que foi demitido do Náutico. Apesar de ser um nome que agrada, o treinador é tido, hoje, como um alvo irreal para a realidade financeira do clube pernambucano.
O segundo já foi contatado por Antônio Luiz Neto. Embora já tenha tomado conhecido dos números que o Santa Cruz pretende lhe oferecer, Roberto Fonseca avalia propostas para voltar a trabalhar no futebol paulista em 2023.
O terceiro nome da lista é o ídolo Zé Teodoro. O treinador é considerado a ‘bola de segurança’ da maioria dos dirigentes. Mas pesa contra ele o fraco trabalho feito recentemente à frente do Ferroviário-CE.
O último nome na mesa do presidente é o de Josué Teixeira. Atualmente no comando da Tuna Luso, ele foi auxiliar técnico em equipes como Flamengo, Fluminense e Internacional. Seu trabalho mais expressivo foi no Macaé Esporte, quando venceu a Série C do Campeonato Brasileiro de 2024.

