A relação entre Palmeiras e Puma não e das melhores e pode estar chegando ao fim. Segundo apuração do jornalista Danilo Lavieri, o Palmeiras e a fornecedora do material esportivo vive em conflito e o clube já conversa com uma nova empresa.
O Palmeiras tem algumas reclamações com a Puma, como a distribuição de uniformes e algumas outras burocracias internas, como a presença de um funcionário no dia a dia do clube. O departamento de marketing do clube teria enviado um documento para a patrocinadora, formalizando essas reclamações.
A relação entre Palmeiras e Puma não era 100% satisfatória, mas era muito boa. A relação teria agravado após Leila Pereira ser eleita presidente do clube. Ela promoveu uma reformulação no setor de marketing. Até a chegada da Leila, mesmo com algumas desavenças, a Puma era muito elogiada internamente.
Externamente, a empresa também sempre foi muito elogiada, recebendo prêmios de publicidade e batendo recordes de vendas.
O novo departamento de marketing do Palmeiras, aliás, vem recebendo muitas críticas, principalmente internamente. A Leila Pereira demitiu vários profissionais que estavam há anos no Palmeiras. Tirou, por exemplo, o então diretor do setor, Roberto Trinas, e deixou a área sem nenhum chefe remunerado.
Quem comanda o setor é Everaldo Coelho, que tem outro trabalho. Não é remunerado para isso e portanto, não se dedica exclusivamente ao setor. Além disso, ele não tem nenhuma formação técnica com marketing.
Nova fornecedora no Palmeiras
O Palmeiras tem contrato com a Puma até 2024, mas estuda uma rescisão contratual, mesmo que tenha que pagar uma multa. Até porque, o Palmeiras já está de olho em outra fornecedora, que é uma velha conhecida pelo Alviverde.
A presidente Leila Pereira quer trazer de volta a Adidas. Ela já teve, inclusive, um primeiro encontro com um diretor do alto escalão da empresa no Brasil. Esse primeiro encontro teria acontecido no primeiro semestre e ambas as partes mantém contato desde então.
Esse contato entre Palmeiras e Adidas teria gerado um mal estar entre as duas empresas, que se respeitam muito. A Adidas, por sua vez, justificou para a Puma que os contatos partiram sempre do Palmeiras e que a empresa não tem a intenção de atravessar o acordo entre o Verdão e a Puma.
A Puma é a fornecedora de materiais esportivo do Palmeiras desde 2019. Anteriormente, o Verdão era patrocinado justamente pela Adidas, que ficou no clube de 2006 até o final de 2018, quando encerrou o contrato e não houve um acordo de renovação.
Na época, o acordo com a Adidas era de R$ 20 milhões por ano. Já o acordo atual com a Puma é de R$ 22,5 milhões anuais, além de lucros com vendas.

