Home Mercado da Bola Emprestado pelo Benfica, Gabriel Pires chega ao Brasil para assinar com o Botafogo

Emprestado pelo Benfica, Gabriel Pires chega ao Brasil para assinar com o Botafogo

Gabriel Pires assinará contrato com o clube carioca até junho de 2023. Acordo prevê extensão do vínculo até o fim do ano que vem

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O volante Gabriel Pires chegou ao Brasil para assinar com o Botafogo. O jogador de 28 anos desembarcou no aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro na manhã deste domingo (14).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Gabriel Pires será apresentado pela diretoria alvinegra após realizar exames médicos e testes físicos. Após superar a parte burocrática, assinará contrato com o Botafogo até junho de 2023 e com opção de extensão até o fim do ano que vem.

Gabriel Pires foi liberado pelo clube português após ser colocado na lista de jogadores ‘negociáveis’ pelo técnico Roger Schmidt. O meio-campista voltou de empréstimo depois de atuar pelo Al-Gharafa, do Catar, na última temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Botafogo não revelou os valores da negociação, mas a reportagem do Torcedores.com apurou que o clube carioca não irá pagar nada para poder contar com o atleta. Essa proposta foi do próprio Benfica, que não encontrou interessados no meia nesta janela de transferências.

No entanto, o acordo prevê a compra de 100% dos direitos econômicos por 3 milhões de euros (R$ 15,6 milhões) do atleta. O Benfica tinha esperança de conseguir negociar Gabriel Pires com o Al-Gharafa no fim do empréstimo. Porém, o clube árabe não exerceu a opção de aquisição.

Gabriel Pires é um sonho antigo da diretoria alvinegra e, principalmente, do técnico Luís Castro que pediu sua contratação em março, quando foi chegou ao Botafogo. Porém, o clube carioca não conseguiu chegar a um acordo financeiro com o Benfica.

PUBLICIDADE

Nos treinos de pré-temporada do Benfica, o jogador vinha realizando as atividades normalmente, porém não foi relacionado para nenhuma partida pelo técnico Roger Schmidt e, com isso, foi disponibilizado para transferência.

PUBLICIDADE

Gabriel Pires teve bons números no Catar

Gabriel Pires foi emprestado pelo Benfica ao Al-Gharafa em fevereiro de 2021. Ele chegou ao clube catari indicado pelo técnico italiano Andrea Stramaccioni. Por causa de sua performance no futebol português, ele ganhou o status de titular.

Por falar nisso, ele foi titular nas 31 partidas que disputou pelo Al-Gharafa: três na Liga dos Campeões da Ásia, 18 na Liga do Catar, seis na Taça da Liga do Catar e quatro na Copa do Emir. Nesse meio tempo, marcou sete gols e totalizou 2.734 minutos jogados.

A carreira de Gabriel Pires

Cria das divisões de base do Vasco, Gabriel Pires é integrante da geração que revelou Luiz Philipe, Marlone, Romarinho e Rodrigo Dinamite. Porém, deixou o clube sem nunca ter disputado uma partida oficial com a camisa cruzmaltina.

Em 2014, foi levado por empresários para o Resende onde foi destaque do Campeonato Carioca de 2014. De lá, seguiu para a Itália para defender o time sub-20 da Juventus. Posteriormente, foi emprestado em sequência ao Pro Vercelli, Spezia, Pescara e Livorno.

PUBLICIDADE

Logo após passar por equipes italianas de menor expressão, Gabriel Pires jogou por três temporadas no Leganés, da Espanha. Em junho de 2018, foi contratado pelo Benfica vencendo a Supertaça de Portugal (2019) e o Campeonato Português (2018/2019).

Better Collective