Home Futebol Ex-secretário da Fifa e Conmebol será candidato a presidente do Rosário Central

Ex-secretário da Fifa e Conmebol será candidato a presidente do Rosário Central

Ex-atacante do clube nos anos 90, Gonzalo Belloso foi símbolo do Rosário Central na conquista da Copa Conmebol de 1995

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Quatro candidatos protocolaram sua candidatura para concorrer à presidência do Rosário Central, da Argentina, que será decidida, em 30 de outubro, e entre eles está o ex-dirigente da Fifa e Conmebol Gonzalo Belloso.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Gonzalo Belloso oficializou a candidatura após se desligar nesta quarta-feira (10) da FIFA. O dirigente ocupava desde fevereiro deste ano o cargo de Assessor Estratégico para o Futebol Sul-Americano.

O prazo de inscrição das chapas à presidência do Rosário Central está encerrado. Seis candidatos foram inscritos. Além de Gonzalo Belloso, concorrem ao pleito Diego Lavezzi, Mario Moretti e Ricardo Carloni.

PUBLICIDADE

“O Grupo ‘Raza Canaya’ (Raça Canalha) decidiu participar das eleições do Rosário Central em outubro. Fui escolhido para ser o representante da chapa e concorrer à presidência do clube. Desde já, assumo essa responsabilidade com alegria”, revelou o dirigente através de mensagem pelo aplicativo Whatsapp ao Torcedores.com.

Apesar dos recentes serviços prestados a Fifa e Conmebol, Gonzalo Belloso não é necessariamente um favorito para vencer o pleito. Por isso, o comando da sua campanha atua nos bastidores para costurar acordos políticos para assumir o cargo.

Gonzalo Belloso tem passado vitorioso no Rosário Central

Um dos maiores ídolos da história do Rosário Central, Gonzalo Belloso vai concorrer pela primeira vez ao cargo de presidente. Participativo na vida administrativa do clube, ele tem bom transito em todas as correntes políticas.

Gonzalo Luís Belloso, 48 anos, é natural de Rosário. O ex-atacante foi revelado pelo clube em 1994 e, após brilhar por Lanús-ARG, Cobreloa-CHI, Strasbourg-FRA, Racing-ARG, Colón-ARG, Olímpia-PAR e Zamora-ESP, retornou Rosário Central em 2006.

PUBLICIDADE

Ele tem seu nome marcado nos corações ‘canallas’ do por causa da conquista da extinta Copa Conmebol de 1995. O torneio, que hoje é conhecido como Copa Sul-Americana, é o título mais importante da história da ‘La Academia Rosarina’

Gonzalo Belloso marcou época ao lado de jogadores como Pato Abbondanzieri, Roberto Bonano, Celso Ayala, Eduardo Coudet e Martín Cardetti. O ex-atacante é, portanto, considerado uma lenda por todos no Rosário Central.

Após seis temporadas, o jogador decidiu pendurar as chuteiras para atuar nos bastidores do futebol. Em 2016, foi convidado pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, para ser o Diretor de Desenvolvimento.

Por três anos, Gonzalo Belloso criou projetos voltados para o desenvolvimento do futsal, futebol de praia e futebol feminino na América do Sul. Em 2019, tornou-se vice-secretário da entidade onde se tornou ‘braço direito’ de Alejandro Domínguez.

PUBLICIDADE

Além disso, o dirigente passou a ser homem-chave no relacionamento entre clubes argentinos e entidade. Em setembro de 2021, entregou o cargo para ocupar o cargo de Assessor Estratégico para o Futebol Sul-Americano na Fifa.