Na noite de ontem (17), o Flamengo bateu o Athletico-PR por 1 a 0 e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil. A vitória confirmou o ótimo momento da equipe, que também está na semifinal da Libertadores e em segundo no Campeonato Brasileiro. Essa foi a 6ª vitória seguida de uma equipe que está há 11 jogos sem perder.
Mas, outra marca importante foi atingida na noite de ontem. Mais uma vez, o Rubro-Negro não sofreu gol. Para ser mais preciso, esse foi o 5º jogo seguido em que a equipe de Dorival Júnior não sabe o que é ser vazada. E o Flamengo não ficava cinco jogos seguidos sem sofrer gol desde junho de 2021.
O último time que conseguiu marcar gol no Flamengo foi o Atlético-GO, em partida que terminou 4 a 1 para o clube carioca. O autor do gol foi Wellington Rato.
Nesses 11 jogos sem derrota, o Rubro-Negro sofreu apenas dois gols. Além do Atlético-GO, o Avaí também balançou as redes, com Arthur Chaves, em partida que terminou 2 a 1 para o Mengão.
E essa solidez defensiva tem muito dedo de Dorival Júnior. O Flamengo não foi vazado em 12 dos 20 jogos desde a chegada do treinador. Em entrevista coletiva após a última partida, Dorival comentou sobre esse bom momento defensivamente.
“Na maioria dos jogos nós temos saído sem sofrer muito, não temos sofrido jogadas criadas de infiltrações. Isso chama atenção porque já estamos indo para o 12º jogo sem sofrer gols. E você percebe a evolução individual da equipe, a atuação do Rodinei, do Léo, do Fabrício, do Filipe. E a anterior que jogou também. Com segurança e sempre bem posicionados. Isso é um fator importante”, declarou o treinador.
Veja a sequência invicta da defesa flamenguista:
17/08: Athletico-PR 0x1 Flamengo
14/08: Flamengo 5×0 Athletico-PR
09/08: Flamengo 1×0 Corinthians
06/08: Flamengo 2×0 São Paulo
02/08: Corinthians 0x2 Flamengo
Na próxima partida, o Rubro-Negro encara o melhor ataque do Brasileirão, o líder Palmeiras. Em um jogo que promete ser de muitos gols, será um grande teste para a defesa.
Linha de defesa do Flamengo muda bastante
Nessa série de cinco jogos sem sofrer gols, foram três zagas diferentes. Nas duas partidas contra o Corinthians, pela Libertadores, a linha de zaga foi a mesma (Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís).
Contra o São Paulo, no dia 6 de agosto e contra o Athletico-PR, semana passada, na goleada por 5 a 0, a defesa foi a mesma (Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas). Mas foi completamente diferente em relação aos jogos contra o Corinthians.
Já na partida de ontem, contra o Athletico-PR, a zaga foi novamente diferente (Rodinei, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís). Desde que encontrou seu 11 ideal, nos 7 a 1 contra o Tolima, Dorival usou cinco zagas diferentes.
Sequência em 2021
Em 2021, o Flamengo ficou cinco jogos seguidos sem sofrer gols logo no início do Brasileirão. O time sofreu gol contra o Fluminense, na final do Campeonato Carioca, em que o Mengão venceu por 3 a 1. Depois, empatou em 0 a 0 com o Vélez Sarsfield, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
Dias depois, na primeira rodada do Brasileirão, enfrentou o Palmeiras e venceu por 1 a 0. Depois, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, bateu o Coritiba por 1 a 0. No Brasileirão, pela segunda rodada, venceu o América-MG por 2 a 0 e três dias depois, jogou a volta contra o Coritiba, vencendo por 2 a 0.
A série invicta da defesa terminou no dia 19 de junho, pela terceira rodada do Brasileirão. O clube carioca foi derrotado por 3 a 2 pelo Red Bull Bragantino.
Veja os jogos:
Flamengo 0 x 0 Vélez Sarsfield (fase de grupos da Libertadores)
Flamengo 1 x 0 Palmeiras (1ª rodada do Brasileirão)
Coritiba 0 x 1 Flamengo (terceira fase da Copa do Brasil)
Flamengo 2 x 0 América-MG (2ª rodada do Brasileirão)
Flamengo 2 x 0 Coritiba (terceira fase da Copa do Brasil)

