Ayrton Lucas teve mais uma boa atuação pelo Flamengo no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, neste domingo, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. Além da assistência para o gol de Victor Hugo, ele conseguiu ganhar a maioria dos duelos na defesa, tanto no primeiro tempo, quando Gustavo Scarpa caiu pelo setor, quanto no segundo, quando Dudu foi jogar na ponta=direita do Verdão.
O próprio gol do Palmeiras nasce numa jogada em que Dudu, marcado e vendo pouco futuro no lance pela direita, procura Raphael Veiga para centralizar o lance, e o meia acerta um belo chute de fora da área.
No SofaScore, site especializado em estatísticas, Ayrton Lucas teve a nota mais alta do Flamengo, 7,6 – a mesma de Dudu e abaixo apenas de Scarpa, que teve 7,9 e melhorou no segundo tempo, depois que passou a jogar mais entre o meio e a ponta-esquerda.
“O Ayrton é importante e a evolução é nítida. Quando se fala de reserva do Filipe Luís, eu vejo os dois como titulares. A prova disso é que botamos uma equipe que jogou de igual para igual. Praticamente no mesmo nível do que a do Palmeiras”, disse o técnico na coletiva após a partida.
Revelado pelo Fluminense, Ayrton Lucas foi negociado em 2019 com o Spartak Moscou, que ainda detém seus direitos econômicos. O contrato de empréstimo com o Flamengo vai até 31 de dezembro, e o Rubro-Negro tem obrigação de fazer a aquisição definitiva, por 9 milhões de euros (em valores de hoje, cerca de R$ 46 milhões), se o jogador estiver em campo por pelo menos 45 minutos em 65% dos jogos.
Por ora, a obrigação ainda não existe: ele atuou dessa forma em 20 de 36 partidas, o que dá 55% de participação. Nesta quarta-feira, a taxa deve cair mais um pouco, já que Filipe Luís deve ser o titular no jogo contra o São Paulo, no Morumbi, partida de ida das semifinais da Copa do Brasil.
É provável, contudo, que Ayrton Lucas volte ao time titular no domingo, quando o Flamengo enfrenta o Botafogo, no Nilton Santos, às 18h, pela 24ª rodada do Brasileirão.

