O Flamengo vive uma das melhores ‘eras’ de sua história nos últimos anos em questão de grandes jogadores e títulos. As comparações com o time de Zico, que dominou o futebol brasileiro na década de 80, são inevitáveis. As equipes comandadas por Jorge Jesus e Dorival Júnior, em 2019 e 2022, respectivamente, são colocadas no topo da história do clube por torcedores e jornalistas.
Eduardo Tironi comparou os times históricos do Flamengo e declarou que o atual é superior ao de Jorge Jesus e de Zico, pelo menos em questão de elenco.
“Parece um absurdo o que eu vou falar, mas o elenco, de todos os jogadores dessa turma de agora do Flamengo, é melhor que do Jorge Jesus. E vou causar uma coisa que vai enlouquecer os rubro-negros: o elenco, não o time, é melhor do que o super Flamengo do Zico”, opinou o jornalista ao UOL.
O atual Flamengo começou o ano em baixa no comando de Paulo Sousa. No entanto, Dorival Júnior foi contratado e arrumou a casa. Agora, o Rubro-Negro está na briga pelos títulos do Brasileirão Série A, Copa Libertadores da América e Copa do Brasil, principalmente as duas de mata-mata, já que o Palmeiras de Abel Ferreira está nove pontos à frente nos pontos corridos.
Ainda necessitando de títulos para se firmar como time histórico do Flamengo, o mesmo não precisa ser dito sobre o de Jorge Jesus em 2019, que conquistou o Campeonato Brasileiro com recorde de pontos, a Libertadores de forma histórica contra o River Plate e encantou o Brasil com uma forma de jogar avassaladora.
Já o time de Zico venceu quatro vezes o Brasileirão Série A nos anos 80 e conquistou a América e o mundo. Os feitos são enormes, especialmente pela vitória contra o Liverpool, o único título Mundial do clube.
Em busca de títulos, o Flamengo terá decisões pela frente nos próximos dias. Nesta quarta-feira (17), o adversário é o Athletico Paranaense de Felipão, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. No domingo (21), o Rubro-Negro enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque, em partida que pode definir os rumos do Campeonato Brasileiro.
Tite elogia trabalho de Dorival Júnior no Flamengo
“Pelo nível que ele está também tendo e dando sequência. Um dos grandes méritos do Dorival foi ajustar o Flamengo, jogar com dois atacantes, um de movimentação, que é o Gabigol, e um mais de área, e ele está performando a cada jogo. Sem assegurar absolutamente nada, pois não faz parte de mim, ele está em um grande momento, potencializado pelo momento na retomada da equipe”, disse o treinador da seleção brasileira, em entrevista ao jornalista Rodrigo Faraco, da NSC.

