Home Mercado da Bola Flamengo libera goleiro da base para o Fortaleza e mantém percentual dos direitos

Flamengo libera goleiro da base para o Fortaleza e mantém percentual dos direitos

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Bruno Guimarães assinou contrato com o clube cearense até dezembro de 2025

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Flamengo fechou nesta quinta-feira (4) a transferência do goleiro Bruno Guimarães para o Fortaleza. O jogador formado nas divisões de base rubro-negra está fora dos planos do técnico Dorival Júnior para a sequência da temporada.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o Flamengo desejava receber uma compensação financeira, já que o contrato de Bruno Guimarães se encerra no fim da atual temporada, mas ele sai de graça. O clube, por outro lado, mantém 20% dos direitos econômicos do jogador.

Como não havia planos de utilização do goleiro, de 20 anos, ele foi autorizado a procurar uma nova equipe. Nesse meio tempo, Bruno Guimarães recebeu contatos de outras equipes da Série A do Campeonato Brasileiro como Cuiabá e Juventude, mas as conversas não evoluíram.

PUBLICIDADE

Nesta temporada, por exemplo, ele foi relacionado para duas partidas da equipe principal. Ainda sob o comando de Paulo Sousa, o arqueiro foi opção no banco de reservas nos jogos contra o Altos-PI pela Copa do Brasil e Alianza Lima pela Copa Libertadores da América.

Sem espaço no elenco rubro-negro, Bruno Guimarães se tornou um jogador ‘negociável’. Afinal, o técnico Dorival Júnior Santos, Diego Alves, Hugo Souza e Matheus Cunha como opções para a meta rubro-negra.

Com a ascensão de Matheus Cunha, o camisa 52 ficou ainda mais de lado no elenco. Sem perspectivas de ser utilizado, ele decidiu deixar o clube antes do encerramento do seu contrato a fim de dar prosseguimento a sua carreira em outro lugar.

A carreira de Bruno Guimarães

Nascido em Pontal, em São Paulo, Bruno Guimarães de Souza ingressou nas divisões de base do Flamengo em 2017. Ele é da geração que revelou o zagueiro Gabriel Noga, o lateral Ramon, o volante João Gomes, o meia Reinier e, os atacantes Lázaro e Rodrigo Muniz.

PUBLICIDADE

Em 2021, ele foi convocado por Maurício Souza, então integrante da comissão técnica do Flamengo, para integrar o banco de reservas nos primeiros jogos do Campeonato Carioca. Apesar de não ter entrado em campo, ele compôs o elenco que venceu o Estadual.

Na base, o goleiro faturou dois títulos: o Campeonato Brasileiro sub-17 (2019) e a Copa do Brasil sub-17 (2018). Ao todo, Bruno Guimarães disputou 47 partidas com a camisa rubro-negra na sua passagem pelo clube.

Flamengo abre vantagem nas quartas da Libertadores; bastidores. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJCUzBqRHFkQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]