É nítido que o Flamengo cresceu após a chegada do técnico Dorival Júnior. Em 15 jogos sob o comando do novo treinador, o Fla teve dez vitórias, um empate e quatro derrotas.
O time não perde há seis jogos, está nas quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. A última derrota foi justamente contra o Corinthians, adversário de amanhã (02) pela Libertadores.
O que chama atenção também é a evolução do ataque do Flamengo com a chegada de Dorival. Nesses 15 jogos, o time fez 31 gols. Média de mais de dois gols por partida.
O Flamengo, que não começou muito bem o Brasileirão, hoje é o 5º colocado. O Rubro-Negro já ultrapassou, por exemplo, o Atlético-MG e começa a encostar nos líderes.
Mas agora, o foco do Mengão é a Libertadores. Na próxima terça, o Flamengo encara o Corinthians, pelo primeiro jogo das quartas de final. Para o jornalista Mauro Cezar, no programa “Posse de Bola”, o Flamengo vive um bom momento, mas descarta um favoritismo para o time de Dorival Júnior.
“Sobre esse papo de favoritismo do Flamengo, eu acho que o Flamengo tem hoje um momento melhor que o do Corinthians, mas em um confronto como esse isso é mais é papo furado, tremenda conversa fiada”, declara Mauro, que completa usando um jogo do ano passado como exemplo.
“Como aquela do ano passado de que o Atlético-MG era favorito contra o Palmeiras. Jogou melhor que o Palmeiras, teve o pênalti em São Paulo, fez 1 a 0 em Belo Horizonte, Vargas teve a bola da classificação e perdeu o gol, e aí em um erro de um zagueiro que vinha jogando tão bem, o Nathan Silva, um erro individual grave, sai a jogada do Veron e o gol do Dudu, o Palmeiras se classifica por um critério que nem mais existe, que é o do gol fora de casa”.
Por fim, o jornalista elogia a equipe do Corinthians comandada por Vítor Pereira e faz uma projeção de qual pode ser a postura do Timão na partida.
“O Corinthians tem ótimos jogadores, tem um técnico melhor até, mais experiente, mais vivido internacionalmente, capaz de moldar sua equipe com as circunstâncias e não acredito que ele vá jogar amanhã achando que vai resolver amanhã. Na minha cabeça o Vítor Pereira pensa que vai decidir no Rio e não em São Paulo. Lógico que se tiver a oportunidade de fazer um 3 a 0, maravilha, mas não acho que ele analise desta maneira, imagino que ele vá buscar um bom placar sabendo que a decisão vai ser no Maracanã”, opina.
A primeira partida das quartas de final da Libertadores entre Flamengo e Corinthians será amanhã (02), às 21h30, na Neo Química Arena. Por ter feito melhor campanha na fase de grupos, o Flamengo irá decidir em casa. A partida da volta está marcada para terça da semana que vem, dia 9, também as 21h30.
Como não há mais o gol fora de casa como critério de desempate, se tiver igualdade de pontos e de saldo de gols nas duas partidas, a vaga para a semifinal será decidida nos pênaltis.

