Home Futebol Fluminense tenta “vingança” contra o Corinthians na Copa do Brasil; entenda

Fluminense tenta “vingança” contra o Corinthians na Copa do Brasil; entenda

Fluminense foi eliminado todas as vezes que enfrentou o Corinthians pela Copa do Brasil

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na noite da próxima quarta-feira (24), Fluminense e Corinthians se enfrentam no Maracanã, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E esse confronto, além de valer uma vaga na final, também pode servir como uma “vingança” do Fluminense, que nunca conseguiu eliminar o Timão na competição.

Até agora, as equipes se enfrentaram duas vezes na Copa do Brasil, com o Corinthians se classificando nas duas: em 2009 e 2016, pelas quartas e oitavas de final, respectivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relembre como foram os confrontos anteriores.

2009

Em 2009, o Timão tinha acabado de voltar para a Série A do Brasileirão, após passar um 2008 na B. Nesse ano, o Flu quase caiu no Brasileirão, escapando após uma arrancada heroica no final.

Na Copa do Brasil, as duas equipes se enfrentaram nas quartas de final. O Corinthians havia deixado para trás o Itumbiara, Misto e Athletico-PR. Já o clube carioca, eliminou o Nacional de Patos, Águia de Marabá e o Goiás.

PUBLICIDADE

No primeiro jogo das quartas de final, o Corinthians de Ronaldo Fenômeno venceu por 1 a 0, no Pacaembu, com gol de Dentinho.

PUBLICIDADE

Na volta, no Maracanã, um jogaço. As duas equipes empataram em 2 a 2. Os gols corintianos foram marcados por Chicão e Jorge Henrique. Pelo Fluminense, Alan e Thiago Neves balançaram as redes.

Escalações do jogo decisivo:

Fluminense: Fernando Henrique; Eduardo Ratinho (Dieguinho), Luiz Alberto, Edcarlos e Mariano; Wellington Monteiro, Marquinho (Tartá), Darío Conca e Thiago Neves; Maicon (Alan) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Corinthians: Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique (Morais), Ronaldo (Diego) e Dentinho (Boquita)
Técnico: Mano Menezes.

PUBLICIDADE

No fim, o Corinthians terminou campeão da competição, após bater o Internacional na final com um 4 x 2 no agregado.

2016

Em 2016, as duas equipes se encontraram novamente, dessa vez, pelas oitavas de final. O Corinthians, por estar na Libertadores, entrou direto nas oitavas de final. Ou seja, essa era a estreia do Timão na competição. Já o Flu, havia deixado para trás do Tombense, Ferroviária e o Ypiranga de Erechim

Nas oitavas, Corinthians e Fluminense fizeram um duelo bastante equilibrado. O primeiro jogo, no Maracanã, o Fluminense terminou o primeiro tempo vencendo, com gol de Marquinho. No segundo tempo, Rodriguinho empatou a partida, que terminou em 1 a 1

Na volta, na Arena Corinthians, o Timão venceu por 1 a 0, novamente com gol do Rodriguinho, marcado no segundo tempo. O jogo foi bastante polêmico. O clube carioca teve três gols anulados e ainda reclamou de pênaltis não marcados. Na época, ainda não existia o VAR.

PUBLICIDADE

Neste jogo, o Timão tinha Cássio, Fagner e Balbuena entre os titulares. Os três devem ser titulares na partida de amanhã. Já o Fluminense, tinha jogadores como Gustavo Scarpa e Richarlison, que hoje está no Tottenham.

Escalações do jogo decisivo:

Corinthians: Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho (Cristian), Rodriguinho, Giovanni Augusto (Willians), Marlone (Lucca) e Marquinhos Gabriel; Ángel Romero
Técnico: Fábio Carille.

Fluminense: Julio Cesar; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Pierre (Marquinho), Douglas, Cícero, Gustavo Scarpa e Wellington (Richarlison); Marcos Junior (Magno Alves)
Técnico: Levir Culpi.

PUBLICIDADE
Better Collective