Na TV Globo, em horário nobre, milhões de espectadores assistem a novela “Pantanal”. Uma das personagens mais famosas da trama é Juma, que caça, ama Jove e vira onça quando está brava.
Animal esse que é justamente a inspiração para a confecção da camisa que a seleção brasileira irá usar na Copa do Mundo 2022.
No entanto, a CBF afirma que esse fato é “apenas uma coincidência” e não tem inspirações vindas da personagem da novela.
Quem confirma esta informação é Thiago Lia, gerente de marca para homens da Fisia, que é distribuidora oficial da Nike do Brasil:
“O conceito e o design dos uniformes são desenvolvidos, em média, com dois anos de antecedência. Não há qualquer relação entre o lançamento dos uniformes da seleção brasileira com a novela.”
Entenda a coincidência envolvendo a camisa da seleção brasileira e a Globo
Em setembro de 2020, a emissora carioca anunciou que faria um remake da novela “Pantanal” no ano seguinte, em 2021.
A trama teve a sua estreia em marcço deste ano de 2022. Quando aconteceu o anúncio no Fantástico, pelas contas da Nike e de quem discutia o assunto na CBF, a ideia de um animal print para o uniforme da seleção já estava em andamento.
Rogério Caboclo, que era presidente da CBF na época em que a Nike apresentou o conceito, deu alguns detalhes sobre a ideia:
“Queriam ter uma camisa inusitada, uma ideia nova, inovadora, que tivesse a ver com o jovem. Aí, mostraram muitos jovens, artistas vestidos de onça. O próprio Neymar, Anitta e astros da NBA. Argumentaram que a onça-pintada era um animal genuinamente brasileiro e merece apoio pela ameaça de extinção. Eles queriam fazer um negócio ousado e rolou.”

