Home Extracampo Globo tem “desafio” contra eleições e Conmebol; entenda

Globo tem “desafio” contra eleições e Conmebol; entenda

Emissora carioca conseguiu driblar algumas situações para encaixar o restante dos jogos da temporada em sua grade de programação

Erick Montezano
Colaborador do Torcedores

A CBF divulgou a tabela detalhada de jogos entre as rodadas 26 e 32 do Brasileirão Série A, com datas horários e transmissões na TV.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E a Globo conseguiu se desviar de dois problemas de calendário que estavam sendo apresentados: as eleições e a decisão da Copa Sul-Americana com a presença de ao menos um time brasileiro, ambos no mesmo fim de semana.

O primeiro turno da disputa eleitoral acontecerá no dia 2 de outubro deste ano de 2022. Como já é tradicional no Brasil, em dia votação, não tem jogo do Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sendo assim, a emissora carioca teve que transferir as suas transmissões para o sábado, dia 1, que é exatamente a mesma data da final da Copa Sul-Americana, que deverá ter São Paulo ou Atlético-GO como representante do país na decisão do torneio.

Vale lembrar que a competição continental não terá transmissão fora do PPV oficial da Conmebol no Brasil. Ou seja, a TV Globo não tem os direitos de transmissão do torneio.

Estratégia da Globo para driblar a Conmebol

Em condições normais, a emissora colocaria as transmissões dos jogos do sábado, dia 1° de outubro, a partir das 16h30, horário de Brasília.

PUBLICIDADE

No entanto, a entidade da América do Sul não permite partidas de campeonatos nacionais acontecendo no mesmo horário das finais da Libertadores e Copa Sul-Americana, que geralmente acontecem às 17h.

PUBLICIDADE

Então, a Globo colocou o futebol na TV aberta para às 15h, driblando assim, o conflito de horários. Os confrontos escolhidos foram: Internacional x Santos e Atlético-MG x Fluminense.

A emissora também driblou as eleições

Pensando no período de propaganda eleitoral gratuita, a Globo também fez algumas alterações na tabela de jogos do Brasileirão.

Criticado por ser um dos horários que mais afastam os torcedores do estádio, o 21h45 estará de volta para a grade da emissora durante o período eleitoral.

Essa mudança deve acontecer no fim do mês de setembro, mais precisamente no dia 28, quando os confrontos entre Atlético-MG x Palmeiras, Goiás x Botafogo e Coritiba x Ceará, válidos pela 28ª rodada do campeonato, serão transmitidos neste horário.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que essa rodada é a única que vai sofrer alterações em função da propaganda eleitoral gratuita em período político.

Better Collective