Home Mercado da Bola Goleiro, ex-Bahia e Santos, rescinde com clube português e fica livre no mercado da bola

Goleiro, ex-Bahia e Santos, rescinde com clube português e fica livre no mercado da bola

Fernando Castro tinha contrato com o FC Arouca até junho de 2023. Goleiro tem sondagem para seguir atuando no futebol europeu

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, Fernando Castro não é mais jogador do FC Arouca, de Portugal. O goleiro de 25 anos tinha contrato com o clube até junho de 2023, mas costurou uma rescisão amigável com a diretoria para ser liberado imediatamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Fernando Castro ficou insatisfeito com o técnico Armando Evangelista após tomar conhecimento que não iniciaria esta temporada como titular. Ele perdeu o posto para Ignacio de Arruabarrena, ex-Montevideo Wanderers, do Uruguai.

Na campanha que manteve o FC Arouca na elite do futebol português, Fernando Castro teve participação importantíssima, quando realizou atuações destacas da na reta final da temporada passada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar dessa boa participação, Fernando Castro nunca foi uma unanimidade no FC Arouca. Por isso, Armando Evangelista pediu a contratação de dois goleiros. Além de Ignacio de Arruabarrena, o clube também contratou o português João Valido, ex-Vitória de Setúbal.

Ainda segundo apurou a reportagem, Fernando Castro avalia uma oferta do Penafiel que disputa a segunda divisão portuguesa. O clube tem como maior astro o meia-atacante Bruno César, ex-Corinthians, Palmeiras e Vasco, que veste a camisa 10.

Nos últimos dias, Fernando Castro recebeu sondagens de clubes da Arábia Saudita. No entanto, o arqueiro não tem interesse, por ora, em se transferir para o Oriente Médio. Por isso, prioriza sua permanência no futebol europeu.

PUBLICIDADE

A carreira de Fernando Castro

Nascido em Orlândia, em São Paulo, Fernando Augusto de Castro Ribeiro tem 1,95m e 97 kg e começou na base do Botafogo-SP, também passando pelo Olé Brasil, ambos de Ribeirão Preto. Com 13 anos, foi observado e aprovado pelo Santos.

PUBLICIDADE

Na base alvinegra, ele conquistou títulos como a Copa Nike Sub-15 de 2012 e Campeonato Paulista Sub-17 de 2014. O arqueiro integrante da geração que revelou Vítor Mendes, do Juventude, Wagner Leonardo, do Cruzeiro e André Anderson, do São Paulo.

Apesar da passagem destacada pelas equipes sub-17 e sub-20, o arqueiro deixou a Vila Belmiro sem nunca ter atuado profissionalmente com a camisa da equipe principal. Em 2018, acertou sua ida para o Bahia. Em duas temporadas, disputou apenas nove jogos pelo Tricolor Baiano.

Nesse meio tempo, conquistou o Campeonato Baiano em 2019 e 2020. Apesar disso, não conseguiu se firmar no clube. Pouco tempo depois, foi negociado com o FC Arouca em uma operação sem custos para o time português.

Nesse ínterim, entrou em campo somente 15 vezes. Sua última partida oficial foi no dia 2 de outubro de 2021, quando o Arouca perdeu por 2 a 1 para o Sporting, pela oitava rodada do Campeonato Português. Desde então, não atuou mais pelo clube.

PUBLICIDADE
Better Collective