O Grêmio foi derrotado em casa pelo Ituano por 1 a 0, na Arena do Grêmio, nesta sexta-feira (26), e perdeu a chance de assumir a vice-liderança da competição. A partida foi válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Sendo assim, o Tricolor estaciona em terceiro com 44 pontos. Já o Galo, chega a 7ª posição com 36 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio viaja até Santa Catarina para enfrentar o Criciúma, na próxima terça-feira (30), às 21h30. O Ituano recebe o Operário, também na próxima terça-feira (30), às 20h30, no Novelli Junior.
O jogo
Mesmo com maior domínio na primeira etapa com 7 finalizações e 59% de posse de bola, o Grêmio saiu vaiado de campo pelos 13 mil torcedores que foram à Arena. Recuado, o Itu conseguiu travar o ataque gremista e apostava no contra ataque pelas laterais.
A primeira chegada perigosa foi do Tricolor. Nicolas levou até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Diego Souza, o camisa 9 testou firme e obrigou Jefferson a fazer boa defesa. Em seguida, o Ituano assustou com Lucas em chute rasteiro de fora da área. No entanto, Brenno caiu para fazer a defesa.
Logo depois, aos 20 minutos, Biel recebeu na entrada da área e chutou cruzado, Jefferson fez outra bela defesa. Aos 33, Villasanti tabelou com Nicolas pela esquerda, invadiu à área e caiu pedindo pênalti, o árbitro André Luiz de Freitas nada marcou.
Por outro lado, o Ituano chegou com perigo no final da primeira etapa, Léo Ceará avançou pelo meio, puxou para esquerda e mandou a bola por cima da meta de Brenno. Em seguida, Aylon dominou livre no meio da defesa Tricolor e chutou sem direção.
Segundo Tempo
Os times voltaram para a segunda etapa errando passes e cometendo muitas faltas no meio de campo. O primeiro susto veio na cabeçada de Gerson Magrão dentro da área. Após cruzamento da direita de Caíque, o camisa 11 testou firme por trás da marcação de Edílson e acertou o travessão do goleiro Brenno.
Após boa jogada de Gabriel Barros pelo meio, o camisa 15 do Itu achou Mário Sérgio livre de marcação dentro da área. No entanto, o lateral do Galo cabeceou torto à direita do gol. Em seguida, o Grêmio quase abriu o placar com Guilherme, o atacante recebeu lindo lançamento, dominou, invadiu à área e mandou à direita de Jefferson.
No final, a partida ficou franca com chances para as duas equipes. E assim nasceu o gol do Itu. Aos 41 minutos depois da cobrança de escanteio, Bruno Lopes testou na trave e a bola sobrou livre para Lucas Dias que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. Então, o Grêmio partiu para o ataque, mas sem muita efetividade. Assim, o torcedor mostrou insatisfação e vaiou o time na saída de campo.
FICHA TÉCNICA: Grêmio 0 x 1 Ituano
Data: 26/08/2022
Horário: 19h00
Estádio: Arena do Grêmio
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
Assistente do VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)
Gol: Lucas Dias, aos 41/2T (Ituano)
Cartões amarelos: Nicolas (Grêmio); Rafael Pereira e Lucas Dias (Ituano)
Grêmio: Brenno; Rodrigo Ferreira (Edílson), Geromel, Bruno Alves (Natã) e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva (Guilherme) e Bitello (Gabriel Silva); Biel, Campaz (Elkeson) e Diego Souza.. T: Roger Machado
Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Bernardo Schappo, Mário Sérgio; Caíque (Dudu Vieira), Rafael Pereira (Carlão) e Lucas; Gerson Magrão (Gabriel Barros), Léo Ceará (João Victor) e Aylon (Bruno Lopes). T: Carlos Pimentel

