O Grêmio derrotou o Guarani por 2 a 1 nesta sexta-feira (05), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Desse modo, vem cumprindo uma trajetória tranquila em sua terceira passagem pelo Brasileirão Série B. Assim, a tendência é por um acesso tranquilo à elite, diferentemente das edições de 1992 e 2005. Sem perder desde 8 de maio, a equipe de Roger Machado alcançou 16 jogos de invencibilidade na temporada.
Dessa forma, o Grêmio chegou ao mesmo período do Internacional sem perder em 2022. O Colorado também ficou recentemente 16 partidas sem ser vencido. Porém, convém reforçar as diferenças das qualidades dos adversários enfrentados por ambos.
Mano Menezes só perdeu a primeira pelo Internacional depois de quase dois meses
O Internacional perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG no Mineirão, na 1ª rodada do Brasileirão Série A, em 10 de abril. Foi a única partida em que Alexander Medina dirigiu a equipe no campeonato, sendo demitido na semana seguinte. Sob o comando do interino Cauan de Almeida, a virada sobre o Fortaleza no Beira-Rio no dia 17, que marcou a despedida de D’Alessandro, iniciaria a longa sequência sem derrotas.
Posteriormente, Mano Menezes só perderia pela primeira vez na casamata do Internacional em 19 de junho, nos 3 a 2 para o Botafogo em Porto Alegre, em jogo válido pela 13ª rodada do Brasileirão Série A. Ou seja, mais de dois meses de invencibilidade, em partidas do campeonato nacional e também da Copa Sul-Americana. Portanto, foram oito vitórias e oito empates.
Desde que o Grêmio foi superado pelo Cruzeiro em Belo Horizonte, por 1 a 0 em 8 de maio pela 6ª rodada do Brasileirão Série B, nunca mais os gremistas souberam o que é derrota. De lá para cá, foram sete vitórias e nove empates. A maior invencibilidade do futebol brasileiro em 2022 é do Palmeiras, que ficou 19 partidas sem ser derrotado entre 12 de abril e 23 de junho.

