O Grêmio vem fazendo uma Série B abaixo das expectativas da torcida gremista. Com a folha salarial muito superior aos adversários era esperado que o Tricolor fizesse uma campanha de luxo e subisse tranquilamente como campeão, mas isso não ocorreu e agora time busca garantir o acesso o mais rápido possível.
O que pode aumentar e muitos as chances de um acesso antecipado é a sequência de jogos em casa que o Tricolor terá nas próximas rodadas. Entre o jogo de hoje, contra o Operário e o dia 9 de setembro, serão sete rodadas da Série B e dessas o tricolor atuará em casa cinco vezes.
Os confronto em casa serão contra Operário, Cruzeiro, Ituano, Vila Nova e Vasco. Enquanto isso, fora o time enfrenta CRB e Criciúma.
Partidas em casa podem aumentar muito a chance de acesso
O Tricolor ao longo do Brasileirão Série B passou por dificuldades, mas com o tempo conseguiu garantir os resultados em casa. O Grêmio vem de seis vitórias consecutivas em casa na competição. Com o feito, o time tem o terceiro melhor aproveitamento em casa na competição, com 83,3 %.
Com efeito, nesse quesito o Tricolor tem um aproveitamento inferior somente a Cruzeiro, com 100 % e ao Sampaio Corrêa, que possui 86,67%.
Caso o Tricolor mantenha esse aproveitamento nessas próximas cinco partidas em casas, poderá alcançar 55 pontos. Segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o necessário para garantir o acesso (com 99% de chance) seria 63 pontos. Lembrando que o Avaí, quarto colocado, subiu com 64 ano passado, Cuiabá (2020) terminou com 61 e o Atlético Goianiense (2019) confirmou a promoção à elite com 62.
Com 55 pontos, faltaria somente oito pontos para a classificação, em oito rodadas. Portanto, esse passa a ser o momento decisivo no campeonato para o Grêmio. É hora de mostrar a superioridade técnica da equipe e garantir a vaga antecipadamente.
Grêmio voltou a vencer fora de casa
Na última rodada, contra o Guarani, o Grêmio finalmente voltou a vencer alguma partida fora de casa no Brasileirão. Com o feito, as chances de acesso aumentaram mais ainda. Nesse momento, o Tricolor está com 85,2%, enquanto o líder Cruzeiro tem 99,81%.
O desempenho na partida que terminou com vitória fora de casa não foi elogiado pela torcida e imprensa gaúcha, que criticaram a postura defensiva de Roger que culminou num gol do adversário nos últimos minutos. No entanto, o resultado foi o suficiente para tirar um “peso” de cima dos jogadores, que estavam há muito tempo sem vencer longe de seus domínios.
Depois da partida, o dirigente do Grêmio, Denis Abrahão reforçou a concentração necessária ao time gremista:
“Quero olhar para cima? Quero. Mas quero olhar para mim. Temos que nos preocupar conosco. Temos que ter pézinho no chão, não ganhamos nada. Estamos superando etapas e adversários. Devagar, com altos e baixos. Tudo é maturação que o tempo vai nos dar”. -Falou o criticado dirigente do Grêmio.

