Home Futebol Há 17 anos, Messi estreava com a camisa da seleção argentina

Há 17 anos, Messi estreava com a camisa da seleção argentina

Lionel Messi é provavelmente o maior jogador da história da Argentina. E a sua estreia com a camisa da seleção completa 17 anos nesta quarta-feira (17). Porém, ela foi tão rápida quanto a ascensão do jogador no mundo da bola.

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Craque argentino tinha apenas 18 anos quando vestiu a camisa da Albiceleste em amistoso diante da Hungria

Naquela oportunidade, a seleção argentina encarou a Hungria em amistoso internacional. Era a oportunidade perfeita para José Pekerman, treinador argentino à época, promover a estreia de Messi. Isso porque os noticiários apontavam um forte assédio da seleção espanhola em cima da jovem promessa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O craque havia realizado um Mundial sub-20 perfeito – que culminou com o título hermano. Como já era jogador do Barcelona, os espanhóis se empolgaram. Mas os argentinos trataram de acabar com qualquer esperança espanhola. O destino quis que Lionel Messi, de fato, jogasse pela Albiceleste. Aliás, esse também era o desejo dele.

Assim, no dia 17 de agosto de 2005, aos 18 anos de idade, Messi debutou com a camisa da seleção principal da Argentina diante da já citada seleção húngara. No entanto, acabou não sendo a estreia dos sonhos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A rápida estreia

O primeiro jogo do astro do PSG durou menos de um minuto. Isso mesmo! Menos de um minuto. Aos 18 minutos do segundo tempo, Pekerman chamou o então garoto no banco de reservas. Lisandro López foi o escolhido para sair. O placar apontava 2 a 1 para os nossos maiores rivais.

Então, Lionel Messi entrou. E rapidamente saiu. Após tentativa de lance individual, o camisa 18 deixou o braço no rosto do defensor húngaro. O árbitro não perdoou e sacou o cartão vermelho. Um dos poucos cartões vistos por ele durante toda a sua carreira. Messi foi mais cedo para o chuveiro. E assim termina a história da sua estreia pela seleção de seu país, que durou exatamente 47 segundos.

Entretanto, de lá para cá o argentino bateu recordes e mais recordes no futebol mundial. Inclusive, na própria seleção argentina onde é o jogador com mais partidas (162) e o maior artilheiro – até hoje foram 86 gols marcados.

PUBLICIDADE

Curiosidade

A título de curiosidade, a Hungria também foi a adversária da Argentina na estreia de Diego Armando Maradona.

PUBLICIDADE

Better Collective