O Beira-Rio receberá neste domingo (14) um encontro de extremos, pela 22ª rodada do Brasileirão Série A. Assim, às 19h (horário de Brasília), Internacional e Fluminense medirão forças em fases distintas de ambos. Afinal, o Colorado decepcionou seu torcedor no meio da semana, enquanto o Tricolor Carioca defende uma invencibilidade de 13 jogos e dois meses.
Crise no Internacional depois da eliminação na Copa Sul-Americana
Na última quinta-feira (11), 43.191 torcedores amargaram mais um fracasso do Internacional em 2022. Logo após um empate frustrante sem gols com o Melgar no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Porém, justamente três lideranças técnicas do time erraram suas cobranças. Dessa forma, Edenilson, Taison e De Pena pararam no goleiro peruano Carlos Cáceda. Portanto, o time de Arequipa venceu a disputa por 3 a 1 e se classificou para enfrentar o Independiente Del Valle, nas semifinais da Copa Sul-Americana.
A eliminação colorada da competição aumenta a ferida do torcedor, que desde 2011 não celebra um título de maior expressão. Naquela temporada, festejou a Recopa Sul-Americana ao derrotar o Independiente. Desde então, o Colorado comemorou um hexa do Campeonato Gaúcho. Inclusive, a edição de 2016 foi o último título estadual do Internacional. Ou seja, já são seis anos sem erguer uma taça sequer, já que a Recopa Gaúcha de 2017 não costuma ser lembrada. Ao mesmo tempo, os rubros viram o Grêmio retomar a hegemonia do Rio Grande do Sul. Afinal, o Tricolor Gaúcho conquistou o penta em 2022, mesmo num ano de Brasileirão Série B.
Considerado um “símbolo” do período sem taças do Internacional, Edenilson, que errou a primeira cobrança contra o Melgar, foi preservado da partida deste domingo (14). Assim, não foi relacionado por Mano Menezes, possivelmente o poupando de vaias da torcida.
Fluminense, o melhor futebol do país para muitos
Em contrapartida, o Fluminense emenda um período de 13 partidas sem derrotas, em que Fernando Diniz enfim consegue encaixar sua filosofia de jogo com uma sequência de resultados positivos. Inclusive, o futebol praticado pelo Tricolor das Laranjeiras vem sendo seguidamente elogiado por crítica e público, a ponto de ser considerado o único time que pode alcançar o Palmeiras, disparado na liderança do Brasileirão Série A com 49 pontos. Com 38, assumirá a segunda colocação em caso de vitória no Beira-Rio.
Abel Braga foi o antecessor de Diniz na casamata do Fluminense, realizando no clube seu último trabalho como técnico. Nesse sentido, o treinador identificado com os dois clubes que jogarão neste domingo no Beira-Rio falou da alegria em ver o Tricolor Carioca em campo. “No Brasil, quem quer ver um grande jogo senta pra ver jogo do Fluminense”, opinou o campeão do Brasileirão Série A de 2012 pelo clube carioca, em entrevista ao “Seleção SporTV”.
Além disso, Abel exaltou o futebol de Paulo Henrique Ganso, que o próprio técnico recuperou na temporada. “O melhor jogador do futebol brasileiro se chama Ganso. Isso deve-se ao Diniz”, elogiou, admitindo que “baba” ao ver o camisa 10 no gramado. “O Ganso domina bola de tudo quanto é jeito, calcanhar, letra, é incrível”, avaliou Abel Braga.
E não é só o técnico campeão mundial pelo Internacional em 2006 que está rendido ao “Dinizismo”. O jornalista Paulo Vinícius Coelho e o goleiro corintiano Cássio são alguns que também já opinaram que o Fluminense joga o melhor futebol do país no momento. Até Tite afirmou que o Tricolor das Laranjeiras é a grande equipe da atualidade, junto com o Flamengo. “Tenho acompanhado mais o futebol carioca presencialmente, e o Flamengo e o Fluminense, pelo (Dorival) Júnior e pelo Diniz, têm tido a plasticidade junto com a eficiência, com resultado e consistência”, falou o técnico da Seleção Brasileira, em entrevista para a ESPN.
“Tá em crise? Chama o Fluminense”, pensam os colorados
Apesar dos momentos opostos, o Fluminense pode ser considerado o “adversário ideal” para o Internacional. Num histórico recente, o Tricolor Carioca vem sendo um oponente que o Colorado costuma desafogar as mágoas, pois não é a primeira vez que os cariocas enfrentam os gaúchos logo depois de um tombo duro sofrido pelo clube do Beira-Rio.
Em 2014, o Internacional levou 5 a 0 da Chapecoense na Arena Condá. Três dias depois, o Colorado venceu o Fluminense por 2 a 1 no Beira-Rio. No ano seguinte, um novo 5 a 0 abalou as estruturas da equipe gaúcha. Pior: a goleada foi aplicada pelo arquirrival Grêmio na Arena. Passaram-se novamente três dias para que o Tricolor Carioca fosse o próximo adversário, também em Porto Alegre. Novamente, o Internacional descontou no Fluminense os cinco gols sofridos, vencendo por 1 a 0 em 2015.
Por fim, na partida que marcou a estreia de Mano Menezes no comando técnico do Internacional, o Colorado bateu o Fluminense no Maracanã por 1 a 0, gol de Alemão, em 23 de abril. Aliás, a última derrota do Tricolor Carioca aconteceu há mais de dois meses, em 11 de junho, quando o Atlético-GO fez 2 a 0 no Rio.
Ficha técnica e prováveis escalações
INTERNACIONAL x FLUMINENSE
Data/Hora: 14/08/2022, às 19h (horário de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo (VAR): Adriano Milczvski (PR)
22ª rodada do Brasileirão Série A
Internacional: Daniel; Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Gabriel, Johnny (Pedro Henrique), Carlos de Pena e Alan Patrick (Maurício); Wanderson e Alexandre Alemão. Técnico: Mano Menezes.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Martinelli (Felipe Melo) e Paulo Henrique Ganso; Matheus Martins, Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz

