Home Futebol Jogadores “fogem” da camisa 9 no Chelsea? Entenda a “maldição”

Jogadores “fogem” da camisa 9 no Chelsea? Entenda a “maldição”

Chelsea atualmente não tem camisa 9 em sem elenco

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O futebol é feito também de muita superstição. E uma das mais clássicas é a da camisa “amaldiçoada”. Se perguntar para qualquer torcedor, quase todo mundo vai falar de uma época em que a camisa de algum número dava azar para quem vestia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quem está “sofrendo” com isso atualmente é o Chelsea. O clube inglês vive a “maldição” da camisa 9. O último atleta a ser premiado com essa maldição foi o atacante Romelu Lukaku, que deixou o clube ao final da última temporada após ter tido uma passagem bem abaixo do esperado. Lukaku chegou ao Chelsea como um dos melhores atacantes do mundo, mas saiu totalmente descartável, como um reserva.

Desde que Lukaku saiu, ninguém mais quis. Os recém contratados, Sterling, Koulibaly e Marc Cucurella, escolheram outra numeração. Além deles, os atacantes Conor Gallagher e Armando Broja, também não quiseram, mesmo a 9 estando vaga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E quem comentou sobre isso neste final de semana foi o próprio técnico do clube inglês, Thomas Tuchel.

“É amaldiçoado, as pessoas me dizem que é amaldiçoado. Não é o caso de deixarmos em aberto por razões estratégicas, para algum jogador chegar e aceitá-lo. Não há demanda pelo número nove quando os jogadores querem mudar seus números. Surpreendentemente, ninguém quer tocá-lo”, disse Tuchel, que completou:

“Todo mundo que está aqui há mais tempo do que eu me diz: ‘ah, você sabe, ele teve o 9 e não marcou’. Então, agora temos um momento em que ninguém quer usar no número nove. Também sou supersticioso, posso entender por que os jogadores talvez não queiram ele e tenham outras preferências”, finalizou.

PUBLICIDADE

Entenda a “maldição”

Esse é um problema que o Chelsea enfrenta desde 2006. Todo mundo que vestiu esse número desde então, teve azar. Seja por lesão, ou por não conseguir jogar bem, como foi o caso de Lukaku.

PUBLICIDADE

Alguns atacantes renomados como Higuaín, Morata, Falcão García e Fernando Torres, foram vítimas do número.

Para dar alguns exemplos, o espanhol Alvaro Morata foi contratado em 2017 por cerca de 80 milhões de euros. O vínculo seria de cinco anos, mas depois de uma temporada e meia ele foi emprestado ao Atlético de Madrid. Marcou apenas 24 gols em 72 jogos.

Outro exemplo famoso é de Fernando Torres. O clube inglês pagou mais de 50 milhões de libras por ele – valor recorde do mercado inglês na época, em 2011. O centroavante recebeu muitas críticas, principalmente por perder gols no mundial. Sua contratação foi considerada um fiasco. Foram apenas 45 gols em 172 jogos.

Já o argentino Gonzalo Higuaín, chegou ao Chelsea depois de ter sido titular na Copa do Mundo de 2018. Mas, ficou apenas 6 meses no clube e marcou só cinco gols. Outro caso de jogador que jogou pouco, foi o colombiano Falcão Garcia. Ele fez apenas 12 partidas com a camisa do Chelsea, marcando um gol. Tanto Higuaín, quanto Falcão, sofreram muito com lesões.

PUBLICIDADE
Better Collective