Home Futebol Libertadores: Athletico marca nos acréscimos e pega o Palmeiras nas semifinais

Libertadores: Athletico marca nos acréscimos e pega o Palmeiras nas semifinais

Vitor Roque marcou, aos 51 minutos do segundo tempo. o gol que colocou o Furacão entre os quatro melhores da competição

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O Athletico é o último semifinalista da Libertadores. O time se classificou ao vencer o Estudiantes por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, em La Plata, com um gol do garoto Vitor Roque aos 51 minutos do segundo tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, o Furacão vai enfrentar o Palmeiras na busca por um lugar na decisão. Os jogos devem ser disputados em 30 de agosto, na Arena da Baixada, e 6 de setembro, no Allianz Parque. Os dois times já decidiram a Recopa Sul-Americana neste ano, com vitória do Verdão.

A outra vaga na final da Libertadores será decidida entre Vélez Sarsfield e Flamengo, com jogos nos dias 31 de agosto, na Argentina, e 7 de setembro, no Maracanã.

Athletico começa na defesa e melhora no segundo tempo

O jogo foi bastante disputado, com muitas entradas violentas, cartões e lances truncados. o Estudiantes começou melhor, com mais volume de jogo, mas sem conseguir levar muito perigo real ao goleiro Bento, que apareceu com defesas tranquilas sempre que foi solicitado.

O Atlhletico buscava sair em velocidade nos contra-ataques, mas a defesa e o meio-campo bem postados do Estudiantes impediram também que o time brasileiro criasse oportunidades mais claras.

PUBLICIDADE

No segundo tempo, o Furacão entrou mais concentrado e começou segurando mais a bola, arriscando mais lances. Aos 15 minutos, o técnico Luiz Felipe Scolari promoveu a mudança que decidiria a vaga na semifinal da competição, com a entrada do garoto Vitor Roque, de 17 anos, considerado uma das grandes revelações brasileiras dos últimos anos. Antes da festa, porém, veio o susto.

PUBLICIDADE

Libertadores é assim: gol anulado de um, gol decisivo de outro

Logo em seguida à alteração, o Estudiantes conseguiu marcar: após cobrança de escanteio, Rogel cabeceou na trave; no rebote, Lollo chutou e marcou, mas o VAR chamou o árbitro uruguaio Andres Matonte, que decidiu anular o gol vendo interferência de Morel, que estava impedido e teria atrapalhado Bento.

O jogo ficou ainda mais nervoso e violento, e o Estudiantes, mesmo irritado com a anulação do gol, voltou a pressionar mais. O Athletico, por sua vez, continuou tentando jogadas em velocidade, mas sem sucesso.

A decisão parecia destinada aos pênaltis, até que, aos 51 minutos, o uruguaio Terans, que tinha entrado pouco antes, possivelmente por ser um bom cobrador, ganhou jogada pela esquerda e tocou para Vitinho, que levantou a bola para a área e encontrou Vitor Roque pronto para superar o veterano goleiro Andujar e garantir a classificação do Athletico para as semifinais da Libertadores.

Ficha técnica: Estudiantes 0 x 1 Athletico

Local – Estádio Jorge Luis Hirsch, em La Plata (ARG).

Árbitro – Andres Matonte (URU).

Gol – Vitor Roque, 51/2t.

Cartões amarelos – Andujar, Godoy, Zuqui, Manuel Castro e Leandro Díaz (Estudiantes); Pedro Henrique, Alex Santana e Pablo (Athletico).

PUBLICIDADE

Estudiantes – Andújar; Rogel, Morel e Lollo; Godoy (Boselli), Zuqui, Jorge Rodríguez (Nehuén Paz), Manuel Castro e Más; Piatti (Rollheiser) e Leandro Díaz (Mauro Méndez). Técnico: Ricardo Zielinski.

Athletico – Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho (Erick) e Alex Santana (Terans); Canobbio (Vitor Roque), Pablo (Rômulo) e Cuello (Vitinho). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Better Collective