Home Futebol Libertadores: Pelo Flamengo, desempenho de Gabigol é positivo contra times argentinos

Libertadores: Pelo Flamengo, desempenho de Gabigol é positivo contra times argentinos

Gabigol foi símbolo do Flamengo na conquista da Copa Libertadores da América de 2019. Camisa 9 é o trunfo do clube contra os argentinos

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

As semifinais da Copa Libertadores da América chegaram e a partida entre Vélez Sarsfield, quarta-feira (31), às 21h30, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, abre disputa por uma vaga na grande decisão contra Athletico Paranaense ou Palmeiras – atual bicampeão do torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uma das apostas do técnico Dorival Júnior para sair na frente contra o Vélez Sarsfield é o atacante Gabriel Barbosa. O atacante de 25 anos, maior ídolo da história recente do Flamengo tem um retrospecto positivo contra equipes argentinas com a camisa rubro-negra.

Em 23 de janeiro de 2019, ele iniciou sua trajetória pelo clube carioca. No Flamengo, o camisa 9 jogou sete partidas contra equipes argentinas, com cinco vitórias, dois empates, marcou seis gols em 585 minutos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desempenho de Gabigol contra argentinos pelo Flamengo (2019 – 2022)

Jogos: 7

Vitórias: 5

Empates: 2

PUBLICIDADE

Aproveitamento: 80%

PUBLICIDADE

Gols marcados: 6

Minutos em campo: 585

O Vélez Sarsfield, inclusive, está na seleta lista de vítimas de Gabigol. Em 2021, o Flamengo bateu o rival por 3 a 2 no Maracanã em jogo válido pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. Na ocasião, o atacante balançou as redes inimigas apenas uma vez.

“Nunca foi uma meta ser artilheiro de algum campeonato. Meu objetivo é ser campeão novamente. Sei que é muito difícil. Faço os gols para ajudar a minha equipe”, disse Gabigol em entrevista recente à Conmebol TV.

PUBLICIDADE

Artilheiro da Libertadores de 2019 com nove gols, Gabi eternizou seu nome na história do Flamengo ao decidir o torneio contra o River Plate em menos de 5 minutos. Para muitos, a vitória por 2 a 1 é considerada uma das cinco viradas mais emblemáticas do futebol mundial.

Cinco clubes argentinos foram vítimas de Gabigol pelo Flamengo (2019 – 2022)

2022: Talleres: 1 gol

2021: Defensa y Justicia: 1

2021: Vélez Sarsfield: 1

PUBLICIDADE

2020: Racing: 1 gol

2019: River Plate: 2 gols

Os gols marcados contra equipes argentinas serviram para Gabigol se tornar o brasileiro com mais gols por um único clube na Copa Libertadores da América. Ele está, inclusive, à frente de Zico e Pelé, ídolo das torcidas de Flamengo e Santos, respectivamente.

Gabigol está no topo da lista de artilheiros brasileiros na Libertadores (1960 – 2022)

27 gols: Gabigol (Flamengo)

PUBLICIDADE

22 gols: Célio (Nacional-URU)

20 gols: Palhinha (Cruzeiro)

16 gols: Bruno Henrique (Flamengo)

16 gols: Zico (Flamengo)

PUBLICIDADE

16 gols: Pelé (Santos)

Better Collective