O Santos apresentou na tarde de hoje (10) o meia-atacante Luan, de 29 anos, que estava no Corinthians desde 2020. O jogador chegou por empréstimo a principio até o final do ano, com o Timão pagando praticamente todo o salário.
Luan estava totalmente descartado do Corinthians. O jogador fez apenas três partidas neste ano com a camisa Alvinegra. Ele, na maioria dos jogos, não ia nem para o banco de reservas. Em alguns jogos que o Corinthians estava cheio de desfalques, ou jogava com um time reserva por opção, mesmo assim, Luan não ia nem para o banco.
Esse fato chamava a atenção e todos achavam que ele poderia ter algum problema físico. Porém, em sua apresentação no Santos, Luan disse que estava 100% e que não entendia porque ficava de fora. Ele não sabia se era uma ordem da comissão técnica ou da diretoria.
“No começo, eu vinha jogando com o Tiago Nunes. Fiz gols. Mas ai entrou a pandemia e, quando voltamos, não mantivemos o mesmo ritmo. Não fomos bem como equipe, eu também não fui. Com a troca de treinador, eu não joguei. Ano passado pedi pra jogar, voltei fazendo gol. Chegamos na semifinal do Paulista. Com a nova troca de treinador perdi oportunidade. Sempre estava pronto para jogar. Tive uma lesão que me atrapalhou, mas já estava treinando normal. Aí era opção, não sei se da diretoria ou do treinador. Estava 100% preparado. Não entendo. Mas isso passou”, afirmou Luan.
Veja abaixo o trecho em vídeo:
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJaeUdNNktJZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em outro momento da entrevista, Luan se diz motivado no Santos. Para ele, momentos ruins fazem parte e o importante é levar como aprendizado.
“Na vida temos altos e baixos. No futebol, com a maioria é assim. Uso como aprendizado para que possa melhorar. No Santos tenho uma nova oportunidade. Quero agarrar essa chance de mostrar o melhor, confiança e ter um melhor futebol”, declarou o meia.
Por fim, Luan diz que está totalmente recuperado de uma lesão no quadril, que tirou o atleta de ação por um bom tempo.
“Esse problema foi final do ano passado. Como eu estava jogando, não quis parar. Então criou um desgaste. O médico optou por um tratamento conservador. Eu voltava a treinar e incomodava. Fiz a infiltração e zerou. Quero jogar logo. Estou motivado em jogar e ajudar o Santos”, finalizou.
Carreira do Luan
Luan apareceu como uma das grandes promessas do nosso futebol. O jogador chegou ao Grêmio em 2014, com apenas 20 anos, e se destacou rapidamente.
No Brasileirão de 2015, foi eleito o melhor atacante do campeonato, tanto pela CBF, quanto pelo Bola de Prata da ESPN. Na época, jogava mais avançado, como um “falso 9”.
Em 2016, venceu a Copa do Brasil pelo Grêmio e em 2017, venceu a Libertadores, marcando gol na final e sendo eleito o craque da competição. Também em 2017, foi eleito o melhor jogador da América.
Em 2016, Luan também foi campeão olímpico pela seleção. Em 2017, foi convocado para algumas partidas das eliminatórias, pela seleção principal. O jogador tinha a expectativa de disputar a Copa do Mundo de 2018, o que não aconteceu.
Em 2018, inclusive, foi quando começou um declínio na carreira do meia-atacante. Talvez motivado pela não convocação para a Copa, mas é certo que o jogador teve uma boa queda de rendimento. Veio 2019 e o jogador não conseguia ser nem de longe o mesmo de anos anteriores.
Foi para a reserva do Grêmio, até que o Corinthians contratou o jogador, em 2020. Luan, em sua chegada ao Corinthians, admitiu que era corintiano desde a infância. Parecia o casamento perfeito, mas Luan mostrou apenas o futebol dos últimos anos do Grêmio, sem brilhantismo.
Pelo Corinthians, foram apenas 8 gols e 5 assistências em 2 anos e meio.

