NFL: Matt Araiza não vai jogar na última semana da pré-temporada após acusação criminal
Os Bills jogam nesta sexta-feira (26), mas não vai contar com Araiza, acusado de participar de um estupro coletivo de uma menor de idade. Veja mais
Reprodução
Matt Araiza, punter novato do Buffalo Bills, não vai entrar em campo no último jogo da pré-temporada da NFL contra o Carolina Panthers nesta sexta-feira (26), segundo o jornalista da ESPN dos Estados Unidos, Adam Schefter. Araiza foi acusado nessa quinta-feira (25) de ter participado de um estupro coletivo contra uma adolescente de 17 anos quando ainda estava na universidade de San Diego State no ano passado.
O kicker dos Bills, Tyler Bass, e o long-snapper, Reid Ferguson, fizeram um aquecimento no gramado minutos antes do anúncio. Araiza não estava com eles, embora tenha viajado com o time à Charlotte, no estado da Carolina do Norte, para enfrentar os Panthers.
Araiza é o único punter do elenco da equipe, após a confirmação da sua titularidade na posição com o corte de Matt Haack, na segunda-feira (22). Antes do jogo desta sexta-feira, Bass e o quarterback reserva, Matt Barkley, foram vistos treinando punts. Por sua vez, o safety Micah Hyde e o outro quarterback suplente, Case Keenum, aqueceram como holders reservas.
Denúncia contra Araiza
O processo, aberto na Corte Superior do Condado de San Diego, acusa Matt Araiza e mais dois ex-companheiros de time dele de San Diego State de estupro, violência de gênero e cárcere privado.
Segundo a ação, Araiza, que na época tinha 21 anos, teve um relacionamento sexual com uma estudante do último ano do ensino médio, que era menor de idade na Califórnia, fora e dentro do quarto de sua residência durante uma festa fora do campus da universidade nas primeiras horas do dia 17 de outubro. O processo cita que o punter a levou para dentro de um quarto onde pelo menos três homens estavam presentes, incluindo dois outros mencionados na ação, Zavier Leonard, um novato “redshirt” dos Aztecs, e Nowlin Ewaliko, o qual era calouro na universidade, mas atualmente não integra o elenco do time. De acordo com a denúncia, ela foi repetidamente violentada por cerca de uma hora e meia até a festa ser encerrada.
O representante legal de Araiza, Kerry Armstrong, afirmou que o jogador não disse nada aos Bills sobre as acusações até o começo de junho, quando o jornal Los Angeles Times divulgou que acusações de estupro contra cinco jogadores do time de futebol americano dos Aztecs não foram investigados pela universidade de San Diego State. A instituição afirmou que a decisão seguiu uma orientação do Departamento de Polícia de San Diego, o qual recomendou à escola não tomar nenhuma atitude para não interferir nas investigações policiais sobre o incidente.
Comunicado dos Bills
Na quinta-feira (25), os Bills divulgaram uma nota dizendo terem tido “conhecimento do processo civil envolvendo Matt em outubro de 2021. Por causa da natureza séria da denúncia, conduzimos um exame rigoroso sobre o assunto. Por ser um caso civil em andamento, não teremos nenhum comentário a fazer no momento”.
Matt Araiza foi selecionado pelo Buffalo Bills na sexta rodada do Draft deste ano, após jogar por três temporadas na universidade de San Diego State.

