Home Futebol Entenda por que novo uniforme do Milan quebra regra no Campeonato Italiano

Entenda por que novo uniforme do Milan quebra regra no Campeonato Italiano

Milan anunciou o seu terceiro uniforme que gerou polêmica na Itália

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Milan divulgou na manhã de hoje (23), o seu novo uniforme. A camisa é na cor verde-oliva e será utilizada como terceiro uniforme.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja a camisa abaixo:

PUBLICIDADE

Porém, com esse lançamento, o Milan descumpriu uma regra do Campeonato Italiano. No ano passado, foi divulgada uma alteração no regulamento do campeonato, proibindo o uso de uniforme verde. Essa mudança passaria a valer a partir dessa temporada.

PUBLICIDADE

O motivo dessa determinação é para que os uniformes dos times não sejam da mesma cor do gramado. Além de, também, não causarem distorções em displays gráficos de publicidade. A roupa verde, por exemplo, é evitada em estúdios que contêm chroma-key (técnica de efeito visual com “fundo falso”).

Times que tiveram que alterar seu uniforme

Na Série A do Italiano, o único time que tem verde em seu uniforme principal é o Sassuolo. Outros clubes, como Lazio e Atalanta, costumam ter uniforme verdes como segunda ou terceira camisa.

O regulamento prevê que na partida, sempre terá que ter um time com uniforme mais claro e o outro mais escuro. Em caso de listras, as cores devem ser diferentes. O que afetaria o clássico Milan x Inter, já que as duas equipes usam uniforme com listra preta.

Veja o que diz o novo regulamento do Campeonato Italiano:

“1 – Cada clube deve ter um primeiro uniforme de jogo, com cores oficiais próprias, que deve utilizar em jogos em casa e fora, nos quais não haja confusão de cores com o time adversário, e um segundo uniforme e em contraste com o anterior. A título de exemplo, os uniformes de jogo que não geram confusão de cores se usados ​​por duas equipes adversárias são considerados consideravelmente diferentes e contrastantes entre si.

PUBLICIDADE

Se um uniforme for muito escuro, o outro deve ser predominantemente claro, ou se a camisa for circulada, com faixas, xadrez, a outra não deve conter nenhuma das cores presentes no primeiro, exceto como referência. As equipes devem ter pelo menos os uniformes de goleiro claramente contrastantes entre si e em contraste com os uniformes dos jogadores em movimento. A partir da temporada 2022/23 é proibido o uso de uniformes verdes para jogadores.

2 – Se forem utilizadas mais de três cores, uma deve ser claramente dominante na superfície da camisa, shorts e meias e as demais cores devem ser claramente secundárias. Quanto às meias, mesmo que as cores utilizadas sejam apenas duas, uma delas deve ser claramente dominante na superfície das meias e a segunda aparecer como uma cor inequivocamente secundária.

3 – A cor principal deve ser substancialmente equivalente na frente e nas costas de cada elemento dos uniformes de jogo (camisas, shorts e meias), as cores utilizadas para camisas circuladas, faixas, listradas ou xadrez devem ser claramente visíveis tanto na frente quanto nas costas da camisa.

4 – Ambas as mangas das camisas devem ser idênticas na cor e grafismo, exceto no caso de camisas circulares, faixas, listradas ou xadrez onde cada uma pode reproduzir uma das duas cores principais.”

PUBLICIDADE
Better Collective