Na temporada de 2022, Dudu participa de quase 90% dos jogos do Palmeiras
Dudu é peça fundamental na equipe do Palmeiras comandada por Abel Ferreira, estando em campo em 46 dos 52 jogos do Verdão
César Greco
Jogador que mais atuou pela equipe do Palmeiras na temporada, Dudu está prestes a encarar mais uma decisão com o Verdão. Assim, a grande sequência de jogos do camisa 7 alviverde será um dos trunfos para o duelo com o Atlético-MG nas quartas-de-final da Libertadores. O primeiro confronto é nesta quarta (3), no Mineirão, às 21h30 (horário de Brasília).
Mesmo que o calendário do Palmeiras seja um dos mais desgastantes, por conta das muitas competições simultâneas, Dudu tem dado conta do recado. Afinal, o atacante de 30 anos só esteve ausente em seis partidas do Verdão desde janeiro. Ou seja, de 52 jogos, o camisa 7 atuou em 46. Ou seja, um impressionante aproveitamento de 88,5%.
Recordista em jogos no Palmeiras, mas com a terceira maior minutagem
Apesar de estar sempre à disposição de Abel Ferreira, Dudu é somente o terceiro com mais minutagem no Palmeiras. Portanto, com 3.469 minutos, ainda fica atrás de Weverton (3.810) e Gustavo Gómez (3.696). Embora a dupla tenha menos jogos do que Dudu, com o goleiro e o zagueiro somando 42 partidas cada. Tanto que Zé Rafael (45 jogos) e Rony (43) entraram mais vezes em campo do que os defensores.
Dessa forma, Dudu é um dos símbolos da história recente do Palmeiras. No clube desde 2015, sintetiza o período vitorioso do clube nos últimos anos. Embora não estivesse presente nos títulos do Campeonato Paulista e da Libertadores de 2020, o camisa 7 contabiliza estas conquistas no currículo. Afinal, participou dos primeiros jogos das campanhas.
O atacante seria emprestado pelo Palmeiras na metade daquela temporada para o Al-Duhail, do Catar. Mesmo que o clube do Oriente Médio tenha pago sete milhões de euros por um ano de contrato, a opção de compra não foi exercida ao término do vínculo. Então, Dudu retornou ao Allianz Parque em julho do ano passado.
Assim, diante do Atlético-MG, Dudu irá superar em 2022 os 10 confrontos eliminatórios que encarou em sua primeira temporada pelo Palmeiras, em 2015. Nesse sentido, em seu décimo primeiro mata-mata no ano, o atacante espera repetir o feito diante do Galo. Afinal, foi o camisa 7 o autor do gol da classificação na semifinal da Libertadores no ano passado, em pleno Mineirão.

