Home Futebol Neymar reconquista protagonismo no PSG e lidera principais estatísticas

Neymar reconquista protagonismo no PSG e lidera principais estatísticas

Depois de críticas e temporada abaixo do esperado em 2021/22, Neymar dá a volta por cima neste começo de temporada

Por Paulo Foles em 16/08/2022 11:14 - Atualizado há 3 anos

Crédito: Divulgação - PSG

Enquanto está envolvido em polêmicas com Kylian Mbappé, Neymar reconquista protagonismo dentro de campo e vive ótimo começo de temporada no PSG. Em ano de Copa do Mundo, o brasileiro decidiu adotar uma postura um pouco mais rígida de treinamentos e está em grande fase na parte física, o que influencia diretamente na parte técnica.

Os resultados aparecem naturalmente: Neymar é líder do Campeonato Francês em gols e assistências nessas duas partidas iniciais. Ele balançou as redes três vezes e deu três passes diretos para os companheiros. Ao todo, são seis participações diretas em gols no Paris Saint-Germain até esse momento.

Além do mais, Neymar brilhou também na Supercopa da França, contra o Nantes, em jogo que terminou 4 a 0, com dois gols do camisa 10 e um passe para Lionel Messi, que foi desviado pela defesa e não contou como assistência oficialmente. Ou seja, o brasileiro teve participação direta em todos as vitórias do PSG em 2022/23.

Para efeito de comparação, Neymar terminou a temporada passada com 13 gols e oito assistências em 28 partidas disputadas, números “tímidos” para o que se espera do ex-Barcelona e Santos. Ele teve uma lesão que o tirou dos gramados entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Após a eliminação para o Real Madrid nas oitavas da Champions League, o brasileiro foi um dos grandes alvos de parte da torcida e imprensa.

Com a permanência garantida no PSG, onde tem contrato até 2027, Ney se destaca não só pelos números. No 3-4-1-2 de Christophe Galtier, ele joga perto de Mbappé e Messi no sistema ofensivo da equipe e tem liberdade para se movimentar. Mais perto do gol em relação ao time comandado por Mauricio Pochettino, o camisa 10 tem um começo de temporada melhor que em outras temporadas.

Os jornais da França, que se acostumaram a criticá-lo, estão “rendidos” ao momento do brasileiro. O “Le Parisien”, um dos principais do país, enalteceu após a atuação contra o Montpellier no último sábado (13), em vitória do PSG:

“Deve-se admitir, estávamos começando a não acreditar mais nele. O cheiro de uma Copa do Mundo no coração da temporada, a preparação bem-sucedida, o desejo de vingança ou a chegada de Christophe Galtier: as razões para essa renovação são múltiplas. Para o deleite de Paris e seus torcedores. acima de tudo um sentido de jogo que torna tudo mais fácil. O irritante número 10 é coisa do passado”, disse o veículo sobre Neymar.

O treinador Galtier também elogia o camisa 10 com frequência. Na última entrevista coletiva, ele declarou: “Desde o dia quatro de julho (início da pré-temporada), Neymar é irrepreensível. Comporta-se bem”, ressaltou.

O próximo jogo do PSG no Campeonato Francês é um duro desafio: o Lille, ex-clube de Galtier. O embate acontece no domingo (21), às 15h45 (de Brasília), longe dos domínios da equipe de Paris.

Sair da versão mobile