O Palmeiras segue em negociação para contratar o meia-atacante Bruno Tabata, que joga no Sporting, de Portugal. Com 25 anos, o brasileiro viria para suprir a saída de Gustavo Scarpa, que irá deixar o clube no final do ano.
Tabata é um meia-atacante canhoto, que joga mais aberto pela direita e com mais características de armação do que de velocidade, assim como é o Scarpa.
A negociação já se estende há dias. Mas por que o Palmeiras ainda não conseguiu finalizar o negócio, que já é dada como praticamente certa por todas as partes? Alguns pontos ainda precisam ser acertados.
Prazo
O primeiro ponto, até que foi resolvido. Era a questão do prazo. O Palmeiras corria contra o tempo para fechar o negócio até o último sábado (30), prazo limite para inscrever o jogador na Libertadores para a partida contra o Atlético-MG.
Porém, o Palmeiras entendeu que não é uma necessidade para agora a contratação e não tinha porque fazer tudo correndo. O Palmeiras, então, aceitou jogar essa fase da Libertadores sem o jogador para poder negociar com mais calma e não aceitar qualquer condição.
Financeiro e forma de pagamento
O fator importante é financeiro. Tanto o custo da transferência, quanto a forma de pagamento. Primeiro, o Palmeiras ofereceu 3 milhões de euros, mas o Sporting pediu 5 milhões de euros. Parece pouca diferença, mas com o real desvalorizado, acaba sendo um valor significativo.
O Palmeiras então, tentou pagar esses 5 milhões, mas ofereceu 3 milhões fixos e 2 milhões em forma de bônus, o que poderia dar até mais de 5 milhões de euros no final, mas o Sporting quer os 5 milhões.
Então, o Palmeiras tentou pagar os 5 milhões parcelado, mas o clube português só aceita negociar se for à vista. É muito difícil você conseguiu negociar com os clubes europeus. Eles pedem um valor, uma forma de pagamento e o clube interessado aceita, ou não tem negócio, na maioria das vezes.
Agora, o Palmeiras busca pagar parcelado os 5 milhões de euros, mas oferecendo um bônus a mais por performance, além de ainda deixar o Sporting com uma parte dos direitos econômicos do jogador em uma possível venda futura. Com esses bônus, o negócio poderia chegar a custar quase o dobro. Assim, o Sporting estaria disposto a liberar o atleta.
O negócio tem tudo para ser concluído. Ele não é uma peça muito importante no Sporting, o Palmeiras busca um substituto para o Scarpa e é a vontade do jogador. Tabata recusou recentemente uma proposta do Oriente Médio, que era mais vantajoso para ele financeiramente, para poder jogar no Palmeiras.
Em 2019, Bruno Tabata foi convocado pela seleção sub-23, que fez a sua preparação na academia de futebol do Palmeiras. Na época, Tabata disse que estava impressionado com a estrutura do clube.
“A estrutura (do Palmeiras) é maravilhosa, estou conhecendo. É uma das melhores do mundo e do Brasil com certeza. É meu primeiro contato, achei interessante o CT”, disse Tabata, em 2019.

