Home Extracampo Onde foi a copa do Mundo de 1998?

Onde foi a copa do Mundo de 1998?

Relembre um dos eventos esportivos mais marcantes da história do futebol, confira

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

A Copa do Mundo de 1998 foi sediada na França e marcou a história pela vitória dos mandantes e também uma derrota do Brasil na final. Portanto, se você não se lembra de como foi ou quer conhecer mais sobre a história das Copas do Mundo, aqui temos algumas informações.

PUBLICIDADE

Escolha das sedes

No momento de escolher as sedes, três países chegaram até o final para a escolha. Entretanto, a Suíça acabou desistindo perto do dia da votação e ficou entre França e Marrocos para ficar com a sede do evento.

Para a realização, os franceses escolheram dez estádios em dez diferentes cidades. Sendo que o principal e palco da final seria o Stade de France na cidade de Saint-Denis, com capacidade de 80.000 torcedores e a casa do Paris Saint-Germain.

PUBLICIDADE

Quem acompanhou o evento certamente se lembra bem do galo Footix que foi o mascote, assim como da música do Ricky Martin que tocou em todas as estações. Lembrando também que foi a primeira vez que o evento esportivo contou com 32 seleções.

Rodadas finais

Com um elenco no auge da idade e muita genialidade, a França se destacou durante todo o evento, principalmente pelo enorme talento de Zinedine Zidane, garantindo o primeiro título da seleção europeia. A maior decepção ficou para a Alemanha, a equipe era a principal candidata a levar o campeonato, mas teve uma atuação bastante morna.

O artilheiro da Copa ficou para Davor Suker que fez uma ótima participação defendendo a seleção de Croácia. O atacante conseguiu balançar as redes em seis ocasiões antes da equipe perder nas semi-finais do campenato.

A fatidica final é bem lembrada pelos brasileiros porque no dia os canarinhos perderam de 3 – 0 com atuação implacável de Zidane, que fez dois gols. Outro detalhe muito polêmico foi quando Ronaldo passou mal no hotel antes da final, o que aconteceu de fato ainda é um mistério, mas parece que foi um começo de convulsão. Mesmo indo para o campo, sua atuação foi bastante apagada.

PUBLICIDADE