No último sábado (30), o Verdão foi até o Ceará enfrentar os donos na casa, no Castelão, em partida válida pela 20ª rodada, ou primeira rodada do segundo turno do Brasileirão. O Verdão venceu mais uma e segue na liderança isolada do campeonato, com quatro pontos à frente do segundo colocado, o Corinthians.
O Palmeiras venceu por 2 a 1, com gols de Dudu e López, que marcou o seu primeiro gol com a camisa Alviverde. Agora, a diferença do Palmeiras para o terceiro já é de oito pontos. Em relação a outros clubes que eram apontados por muitos como candidatos ao título, como Flamengo e Atlético-MG, a diferença do Verdão é de nove e dez pontos, respectivamente.
Veja abaixo os bastidores da vitória do verdão, em imagens cedidas pela TV Palmeiras.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJZNkZNeUpDayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O jogo
O Palmeiras fez um primeiro tempo como tem feito na maioria dos jogos. O time de Abel Ferreira pressionou o adversário e praticamente decidiu a partida em apenas um tempo.
Após um início com pouca inspiração do Palmeiras, que viu o Ceará finalizar duas vezes ao gol, Abel mudou o posicionamento de alguns jogadores, como Scarpa, por exemplo, que foi jogar mais centralizado e não aberto na ponta, como iniciou a partida.
Logo, o Verdão passou a ter o controle do jogo no setor ofensivo e esmagou o Ceará no primeiro tempo. E as chances começaram a aparecer. Primeiro, Dudu finalizou para a defesa do goleiro. Um pouco depois, López tentou de cabeça, mas a bola foi para fora. Logo depois, foi a vez de Scarpa tentar em um chute, mas a bola desviou na zaga e foi para fora.
O gol estava ficando maduro, até que em outro chute do Gustavo Scarpa, o goleiro espalma e no rebote, Dudu aparece livre para abrir o placar, aos 31 minutos.
Mesmo com vantagem no placar, o Palmeiras seguiu em cima para tentar resolver o jogo no primeiro tempo. E conseguiu mais um gol. Em outra boa jogada de Scarpa, o meia deixou o atacante López na cara do gol, que tocou na saída do goleiro para marcar o seu primeiro gol pelo Verdão.
No segundo tempo, logo aos 2 minutos, Dudu foi lançado, ganhou na velocidade do zagueiro e ia sair na cara do gol, quando foi derrubado pelo jogador do Ceará. O árbitro Anderson Daronco ignorou o lance e não marcou nem falta. Depois, o VAR recomendou a expulsão do jogador, já que era o último homem e era uma chance clara de gol. A jogada, porém, foi fora da área.
Com 2 gols de vantagem e um jogador a mais, o Verdão, pensando já no jogo de quarta-feira pela Libertadores, começou a administrar o resultado. Passou o tempo tocando de lado e se poupando, sem acelerar as jogadas.
Mesmo sem muito esforço, o Palmeiras ainda conseguiu algumas boas jogadas, como um chute do Scarpa no travessão, uma finalização perigosa do Veiga e um gol anulado por impedimento.
Porém, o jogo mudou aos 32 minutos, quando o mesmo Daronco que não viu falta em Dudu no lance da expulsão, viu um pênalti de Danilo em Vina. Segundo a “central do apito”, que fazia a transmissão do jogo na TV Globo, o árbitro errou.
Mendoza diminuiu e com os 2 a 1 no placar, o Ceará foi para cima e quase conseguiu o empate, obrigando Weverton a fazer algumas defesas.
O Verdão conseguiu segurar o placar e voltar com os três pontos para São Paulo. Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Goiás, no Allianz Parque. A partida será no domingo (07), às 16h.

