As Paralímpiadas Escolares começam uma nova fase a partir desta quarta-feira, 24 de agosto, em Natal.
Os estados nordestinos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe iniciam as Paralimpíadas Escolares, competição que contará com cerca de 300 atletas para as disputas de natação, atletismo e bocha.
As competições vão até sexta-feira (26) e o estado campeão vai se juntar a Minas Gerais, que conquistou a primeira fase regional que aconteceu em Brasília. As unidades campeãs de cada seletiva regional vão para a fase nacional no CT paralímpico de 23 a 25 de novembro.
“Foi o esporte paralímpico que mudou a minha vida. Às vezes a sociedade olha a pessoa com deficiência como um ser humano incapaz, que não consegue ser o que almeja. O esporte paralimpíco vai mostrar o seu potencial, e vocês (jovens atletas) vão conseguir representar os seus estados, o seu país e, muitos de vocês, estarão em 2028 ouvindo o hino nacional nos Jogos Paralímpicos. Vocês são o orgulho do povo brasileiro”, discursou Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, na cerimonia de abertura que aconteceu na última terça, 23.
A medalhista paralímpica potiguar Thalita Simplício, medalhista de prata nas provas dos 200 m e 400 m pela classe T11 (deficiência visual) nos Jogos de Tóquio, também esteve presente no evento, além de membros de associações do Nordeste que atuam com o paradesporto.
“O esporte paralímpico abre portas, forma pessoas e muda histórias de milhares de famílias. Eu declaro abertas as Paralimpíadas Escolares”, finalizou Thalita.
A estimativa é que as Paralímpiadas Escolares tenham, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
Critérios de classificação
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.
Serviço
Atletismo
Dias e horário: de 24 a 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Pista de Atletismo da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte Estrada do Ginásio de Desportos
Endereço: Rua do Esporte. Campus Universitário – Lagoa Nova, Natal
Bocha
Dias e horários: 24 e 25 de agosto, das 8h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Centro de Convenções de Natal
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz – Ponta Negra, Natal, 59090-002
Natação
Dias e horários: 25 de agosto, das 14h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Colégio Marista Natal
Endereço: Rua Apodi 330 – Tirol, Natal, 59020-130
Cerimônia de Encerramento – Dia 26/08 – 19h
Local: Wish Natal Resort – Sala Ponta Negra
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas, Natal

