A chegada de Ronaldo no Cruzeiro trouxe consigo diversas mudanças estruturais no clube que tem buscado se reformular para, principalmente, voltar ao Brasileirão Série A e extinguir o problema com altas dívidas. Com mais dois reforços prestes a chegar, Wesley Gasolina e o atacante Lincoln, onde ambos surgiram nas categorias de base do Flamengo, o trabalho realizado pela nova gestão vem sendo implementado de forma significativa desde o começo de 2022. E com as duas novas aquisições, a Raposa está prestes a ultrapassar 30 nomes que chegaram para reforçar o elenco.
Quando Ronaldo chegou ao time em dezembro, uma série de medidas foram implementadas, como, por exemplo, a contenção de gastos, que anteriormente a previsão era de R$5 milhões com a folha do futebol. Ainda, apostaram em um perfil diferente de atletas, buscando um melhor custo-benefício e que se encaixasse no que a comissão de Pezzolano e a diretoria queriam de estilo de jogo e outros fatores minuciosos para que existisse uma maior performance e menor gasto.
Com isso, ao todo, 31 que atletas terminaram a última temporada no Cruzeiro deixaram o clube. E como a intenção inicial era de enxugar o elenco, a ação foi realizada, mas foi preciso contratar muitos reforços devido à alta saída. Com isso, segundo o portal ‘ge’, que fez um levantamento das chegadas ao time de Ronaldo, onde os atletas anunciados em dezembro não foram elencados, 31 jogadores também chegaram à Raposa desde o início do ano. Isso sem falar na promoção de 9 atletas do sub-20 para a equipe principal, o que também está no planejamento de reformulação.
Dentre os reforços do Cruzeiro de Ronaldo para 2022 estão os goleiros Rafael Cabral, Gabriel Mesquita e Gabriel Brazão (que deixou o clube), os laterais Wesley Gasolina, Matheus Bidu e Gabriel Dias (deixou o clube), os zagueiros Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Wagner, Luís Felipe, Maicon, Mateus Silva e Sidnei (deixou o clube) os meio-campistas Willian Oliveira, Neto Moura, Pablo Siles, Pedro Castro, Filipe Machado, João Paulo, Fernando Canesin, Chay e Léo Pais e os atacantes Edu, Bruno Rodrigues, Luvannor, Jajá, Rodolfo, Rafa Silva, Marquinhos Cipriano, Lincoln e Waguininho.

